Pastoral dos Surdos promove atividades para marcar “Setembro Azul”

0

A Pastoral dos Surdos Mons. Vicente de Paulo Penido Burnier, da Arquidiocese de Juiz de Fora, promove, neste fim de semana, encontro que marcará as celebrações do “Setembro Azul”. A programação será realizada no prédio da Cúria Metropolitana e contará com a participação do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e do arcebispo emérito, Dom Eurico dos Santos Veloso.

No sábado (17), haverá atividades entre 14h e 18h e, no domingo (18), de 8h às 12h. No primeiro dia de evento, um ciclo de palestras resgatará a memória de Mons. Vicente Burnier, o primeiro padre surdo da América Latina e do Brasil e segundo do mundo. No dia seguinte, haverá palestra com os instrutores surdos da Pastoral Arquidiocesana e apresentações lúdicas de histórias infantis pelos alunos do Curso de Libras da pastoral.

O evento é aberto ao público em geral. Os interessados em participar devem fazer inscrição nesta quinta-feira, 15 de setembro, das 18h às 21h, na Catedral Metropolitana. Também será possível se inscrever na hora do evento. É necessário o pagamento de uma taxa de R$ 10, que inclui alimentação e emissão de certificado.

O prédio da Cúria Metropolitana fica na Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.

Confira a programação do “Setembro Azul” na Arquidiocese de Juiz de Fora:

Dia 17 de setembro – Sábado
14h – Ciclo de Palestras
*A importância das pastorais de surdos para a Igreja Católica – Dom Gil Antônio Moreira
*Mons. Vicente de Paulo Penido Burnier e a Pastoral dos Surdos – José Nicomedes (Vice-presidente da Associação dos Surdos), Flora Teixeira (coordenadora da Pastoral dos Surdos Arquidiocesana e do curso de Libras) e Padre Carlos José Arlindo Silva (administrador da Pastoral dos Surdos Arquidiocesana)
*A vida de Mons. Vicente de Paulo Penido Burnier no Seminário – Dom Eurico dos Santos Veloso
*As obras de Mons. Vicente de Paulo Penido Burnier no Brasil – César Bacchin (coordenador nacional da Pastoral dos Surdos)

Dia 18 de setembro – Domingo
8h – Café da manhã
9h – Palestra com instrutores surdos do Curso de Libras da Pastoral dos Surdos
10h – Apresentações lúdicas dos alunos do Curso de Libras
11h40 – Entrega dos certificados

“Setembro Azul”

No mundo todo, o mês de setembro é dedicado às festividades da Comunidade Surda, pois é repleto de datas significativas que refletem sua história de lutas e conquistas. No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é lembrado no dia 26, quando também é comemorado o aniversário de fundação da primeira escola de surdos do país.

A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X