*Colaboração: Alessandra Cristina de Castro
Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora realizará neste sábado (11), a partir das 14h, no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Benfica, o Seminário “Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta?”. O endereço é Rua Tomé de Souza, 195.
Segundo a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, Alessandra Cristina de Castro, o objetivo do evento é mobilizar a comunidade da Zona Norte, para que a pastoral local, que foi a grande precursora de trabalhos realizados na Arquidiocese, possa retomar o atendimento oferecido à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Na oportunidade, também será debatida a questão da Redução da Maioridade Penal.
Alessandra comenta a proposta, cujo debate veio à tona, mais uma vez, esta semana. “No entendimento da Pastoral do Menor, essa proposta, como muitas outras que já surgiram, procura tratar apenas do efeito resultante da violência, esquecendo-se da causa, que é exatamente penalizar com mais rigor quem já está excluído da sociedade, seja pela fragilidade ou ausência de políticas públicas eficazes de educação, saúde, assistência social, cultura, profissionalização e lazer”.
A coordenadora da Pastoral do Menor destaca a importância no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Sabemos que a solução necessária e urgente não está em apenas reduzir a Maioridade Penal, essa seria apenas uma medida higienista. O desafio é fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja de fato implementado, saia do papel, garantindo educação de qualidade e escolas em tempo integral, programas socioeducativos e profissionalizantes para nossas crianças e adolescentes, para, assim, promover direitos, resguardar a dignidade e oferecer oportunidade”, finaliza.
Outras Informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora: (32) 3229-5450