Pastoral do Menor Arquidiocesana participa de eventos nacional e do Regional Leste 2 da CNBB

0

*Colaboração: Alessandra Cristina de Castro e 
Claudinei dos Santos Lima
Coordenação da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio recebeu, entre os dias 7 e 9 de agosto, o 5º Encontro sobre Assistência Religiosa a adolescentes em medida de internação do Regional Leste 2 da CNBB. O objetivo do evento foi dar continuidade e aprofundar a temática da Assistência Religiosa – como um direito dos adolescentes (previsto no Art. 124, inciso XIV do ECA) e um serviço da Igreja –, realizada pela Pastoral do Menor junto aos adolescentes nos centros socioeducativos.

O encontro tratou da temática “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”, já que há outras denominações religiosas que também realizam a Assistência Religiosa junto aos jovens nos centros socioeducativos. A temática foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Zwinglio Mota, da UFJF, e pelo Padre José Antônio, da Arquidiocese de Mariana.

Estiveram presentes na ocasião representantes da Pastoral do Menor das (arqui)dioceses de Juiz de Fora, Mariana/MG, Vitória/ES, Cachoeiro do Itapemirim/ES e Linhares/ES. O encontro ainda contou com o apoio do vigário episcopal para Caridade da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre José de Anchieta Moura Lima. Também participaram do evento dois representantes de São Paulo, que fazem o trabalho junto à Fundação Casa.

O 5º Encontro sobre Assistência Religiosa serviu de preparação para o seminário nacional a ser realizado em outubro, no Espírito Santo, e que abordará a temática da Assistência Religiosa visando ao diálogo ecumênico e inter-religioso. Tal evento terá o objetivo de construir coletivamente um protocolo sobre o tema, a ser entregue ao Governo Federal visando a tornar-se o documento regulamentador da atividade em todo o território nacional.

I Encontro Nacional sobre Assistência Religiosa aos Adolescentes em Privação de Liberdade

Nos dias 10 e 11 de agosto, o I Encontro Nacional sobre Assistência Religiosa aos Adolescentes em Privação de Liberdade, realizado em Santa Luzia/MG, contou com a participação do vice-coordenador da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora, Claudinei dos Santos Lima. O evento, promovido pela Pastoral do Menor Nacional, contou com a presença de representantes de diversos estados do país.

O encontro visou reunir as experiências diversas que vêm sendo realizadas nos vários estados, bem como conhecer os desafios e dificuldades e, por fim, apontar caminhos para uma construção de parâmetros nacionais junto à temática e visando colaborar no desempenho desse importante serviço junto aos adolescentes.

Outras Informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X