Pastoral do Menor Arquidiocesana inicia Escola da Cidadania em três bairros de Juiz de Fora

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora realizou, nos dias 24 de junho e 1º de julho, o primeiro encontro da Escola da Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida (EDC). A iniciativa aconteceu na Igreja Santa Lúcia, no Bairro Nova Era, e na Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Granjas Betânia.

Entre adolescentes e educadores, estiveram presentes cerca de 50 pessoas de três bairros, sendo eles Ponte Preta, Nova Era e Granjas Betânia. Com uma proposta lúdica e pautada pela mística – um dos pilares da Pastoral do Menor -, o encontro teve como objetivo apresentar para os participantes a proposta da EDC, que estará presente inicialmente nas três comunidades.

Para Danilo Viturino, que integrou a Escola da Cidadania como adolescente entre 2008 e 2010 e atualmente é um educador, essa é uma experiência transformadora para toda a comunidade. “Os adolescentes são convidados, neste momento, a conhecerem e participarem do projeto, se organizarem coletivamente nos pilares da Pastoral do Menor e da Doutrina Social da Igreja. É a partir dessa construção coletiva que o protagonismo juvenil é vivenciado”, relata o educador.

O Projeto Escola da Cidadania foi criado em Assembleia no ano de 2005, promovida pela Pastoral do Menor Nacional. O objetivo principal da iniciativa, de acordo com a Coordenadora da Pastoral do Menor na Arquidiocese de Juiz de Fora e no Regional Leste 2 da CNBB, Alessandra Cristina de Castro, é “formar adolescentes com capacidade crítica, para serem formadores de outros adolescentes, exercendo seu protagonismo e sua cidadania”.

*Colaboração: Alessandra Cristina de Castro

Veja Também