Pastoral do Batismo da Paróquia da Glória: 25 anos de missão

*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Glória

Neste sábado, dia 18, uma Missa em Ação de Graças, às 18h30, na Igreja da Glória, marcará os 25 anos de criação da Pastoral do Batismo da Paróquia da Glória. Trabalho consolidado, que, ao longo dos anos, viu nascer vocações para a Igreja de Cristo.

Antes de 1º de outubro de 1989, a Celebração do Batismo era precedida apenas por uma simples inscrição. Nesta época, Padre Freitas, que residia na Comunidade Redentorista da Glória e era responsável pelos batizados, pediu que, antes das celebrações, fosse feita uma preparação com os pais, o que o casal Herculano e Maria Delage Lemos atendeu prontamente. O Pároco, Padre Gaspar de Almeida Pinto, CSsR, considerou, então, ser oportuna a criação da Pastoral do Batismo, que já havia sido implantada em várias paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Iniciaram-se os trabalhos, realizando duas reuniões preparatórias, além da visita à casa dos pais dos batizandos, com a presença dos padrinhos, sempre que possível, o que acontece até os dias atuais.

A preocupação com a formação dos agentes da Pastoral também é uma constante, sempre com o objetivo de aprimorar o trabalho junto aos pais e padrinhos, mostrando-lhes a importância que exercem na vida dos batizandos, no sentido de conduzi-los na fé da Igreja e conscientizá-los da importância de sua permanência como membros praticantes da doutrina católica e do recebimento dos demais sacramentos.

Hoje, Padre Freitas é o diretor espiritual da Pastoral, que conta com a participação de casais e de leigos da Paróquia, tendo como coordenador Edson Layer. De acordo com ele, a Pastoral procura mostrar aos pais e padrinhos a importância do Batismo, no sentido de ressaltar o caráter missionário da Igreja: “ide e evangelizai”. Atualmente, a Pastoral conta com 15 membros.

O Batismo, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja Missionária, para vivermos como verdadeiros filhos seus, irmãos entre nós. A pastoral tem como principal objetivo a preparação das pessoas adultas, principalmente os pais e padrinhos, para que tenham consciência da importância do Sacramento como iniciação cristã, pertença à Igreja, identidade católica, na vivência da fé eclesial missionária.

Outras informações:

Paróquia Nossa Senhora da Glória: (32) 3215-1831