Pastoral da Criança celebra 35 anos de atuação em Minas Gerais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último domingo, dia 29 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a Pastoral da Criança, que é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comemorou seus 35 anos de missão em Minas Gerais reunindo lideranças das sete arquidioceses e 21 dioceses do Estado.

Marcaram presença no evento a coordenadora nacional, Irmã Veneranda da Silva Alencar, o presidente do Regional Leste 2 e bispo de Divinópolis (MG), Dom José Carlos Souza Campos, o assessor espiritual da pastoral no Regional, Padre José Edilson da Silva, e a coordenadora estadual, Maria do Rosário Senra de Almeida Gomes. Dos cerca de três mil participantes presentes no encontro celebrativo, representaram a Arquidiocese de Juiz de Fora 146 lideranças, entre elas, o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, Sérgio Bastos.

De acordo com a coordenadora estadual, Maria do Rosário, a sua missão é “acompanhar gestantes e crianças de 0 a 6 anos, orientando as famílias para que seus filhos cresçam saudáveis”. Ela ainda afirmou que “o desafio em Minas Gerais é acompanhar todas as crianças”.

Durante o evento, ao olhar para os rostos das pessoas, oriundas de todos os cantos de Minas Gerais, uma marca era comum: a emoção. Os líderes mostravam, sem exceção, amor pelo seu trabalho. E é devido a esta dedicação e esforço que a Pastoral da Criança em Minas Gerais recebeu o certificado de primeiro lugar no país, como o estado com o maior número de agentes acompanhando as crianças de 0 a 6 anos de idade.

O coordenador arquidiocesano da Pastoral, Sérgio Bastos, se disse muito feliz em fazer parte dos 291 líderes que se dedicam voluntariamente no estado, ajudando de alguma forma a promover o desenvolvimento integral dos pequenos. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, atualmente são 2.070 crianças acompanhadas. “Sabemos que ainda existe muito trabalho a ser realizado no acompanhamento de nossas crianças, mas a fé e o amor de nossas lideranças representam uma seta de esperança que voa em direção ao projeto de salvação e vida em abundância deixado por nosso Senhor Jesus Cristo”, declarou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há, no Estado de Minas Gerais, 815.207 (53,2%) de crianças de 0 a 06 anos em condição de pobreza. Dessas, 90.444 são acompanhadas pela Pastoral da Criança.

*Colaboração: Ana Maria Roberto

Veja Também