Pastoral Carcerária realiza mutirão humanitário em Instituto Penal para Idosos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Pastoral Carcerária do Regional Leste 1 – CNBB realizou no último dia 25 de março o primeiro mutirão humanitário de 2022. A ação que tem por objetivo dar mais dignidade às pessoas privadas de liberdade, levando consultas médicas e o apoio espiritual e psicológico.

Essa ação ocorre principalmente no Instituto Penal Cândido Mendes localizado no Centro do Rio de Janeiro cuja população carcerária é de quase 300 detentos, todos acima dos 60 anos, chegando a ter presos com mais de 80 anos de idade.

Presente no mutirão, o Secretário Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), o Dr. Fernando Veloso agradeceu à Pastoral Carcerária por mais essa realização e o empenho em colaborar com a gestão pública. “Agradeço ao Padre Roberto Magalhães que trouxe até a nossa unidade mais uma vez esse mutirão humanitário com a presença de médicos de diversas especialidades como cardiologista, urologista, fisioterapia fazendo consultas e ajudando a dar mais dignidade a essas pessoas. Reconheço que esse dever é do Poder Público, mas, não posso deixar de agradecer muito a esta iniciativa da Pastoral.”

Essa iniciativa acontece desde 2020, início da pandemia da Covid-19, com recursos obtidos graças a aprovação de Projeto financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborado pela Pastoral Carcerária e pelo Regional Leste 1 – CNBB. Desde o início do Projeto já foram realizados ao longo deste tempo mais de 8 mutirões.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também