Pascom da Arquidiocese de Uberaba produz HQ sobre o Sínodo dos Bispos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Pascom da Arquidiocese de Uberaba, em Minas Gerais, diante de todo esforço realizado para tornar o “Sínodo dos Bispos: 2021 – 2023” mais compreensível e popularizado entre as Paróquias e Comunidades da Arquidiocese, lançou recentemente uma História em Quadrinhos (HQ) sobre este importante momento convocado pelo Papa Francisco e que está sendo vivido por toda a Igreja.

Esta não é a primeira vez que a Pascom da Arquidiocese de Uberaba produz uma HQ. A primeira iniciativa foi em 2019 com a temática do Sínodo para a Amazônia. Diante repercussão positiva do material em várias dioceses e arquidioceses do Brasil, o trabalho foi um dos finalistas na categoria Kerigma, que teve sua primeira premiação na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. O prêmio reconheceu os trabalhos produzidos por agentes da Pastoral da Comunicação.

HQ sobre o Sínodo 2021-2023

A Equipe Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos da Arquidiocese de Uberaba elaborou uma série de iniciativas para a divulgação e compreensão sobre o Sínodo. Entre as muitas produções, já foram lançados vídeos, cartilhas e folders explicativos. Além disso, lives formativas também foram realizadas. Na atual etapa da fase diocesana, com a atividades realizadas nas paróquias e comunidades, a HQ veio para facilitar ainda mais a compreensão, com o objetivo de alavancar o interesse de todo o povo de Deus para a realização deste Sínodo que nos convoca a repensarmos juntos a nossa caminhada eclesial.

Segundo Amanda Oliveira, coordenadora da Pascom arquidiocesana e autora do projeto, a história em quadrinhos apresenta o sentido do Sínodo, isto é, a Sinodalidade da vida da Igreja. Ela compreende que o objetivo deste Sínodo é, sobretudo, mostrar leigas e leigos, ministros ordenados, religiosas e religiosos, aqueles que estão afastados de nossa caminhada ou que não comungam de nossa fé refletindo juntos sobre as necessidades que a Igreja deve atender nos próximos anos.

Para o processo criativo, Amanda buscou elementos no texto preparatório e no vade-mécumque foram disponibilizados pela CNBB.

Baixe a HQ produzida pela Arquidiocese de Uberaba e compartilhe.

Fonte: Site da Pascom Brasil

Veja Também