Paróquias produzem programas de formação online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Atentas à realidade da pandemia, paróquias da Arquidiocese tem elaborado conteúdos de evangelização de diversos tipos: novenas, vídeos de liturgia diária, transmissões oracionais, programas de entrevistas e de apresentações musicais, dentre outras. Uma iniciativa que chama a atenção é a produção de cunho formativo, que visa orientar os fiéis no aprofundamento da fé, através de reflexões e novos conhecimentos.

A Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Bonfim, em Juiz de Fora, iniciou neste mês um programa catequético semanal pelas redes sociais, chamado “DNA da Fé”.

A iniciativa, que tem os vídeos divulgados pelo Facebook e YouTube da paróquia, tem como objetivo conhecer mais a respeito da fé católica e crescer no amor a Deus, como comenta o administrador paroquial, Padre Antônio Camilo de Paiva, que lembra ainda Santo Agostinho que diz: “Só se ama aquilo que se conhece”.

Na Paróquia São Pedro, do bairro de mesmo nome, uma iniciativa parecida começou em meados de maio. Todas as terças-feiras, às 19h30, é transmitido o programa Razões da Fé pelo Youtube da Paróquia. O momento formativo e catequético conta a apresentação do Padre Liomar Rezende e a cada semana tem um convidado diferente para o bate-papo.

Pouco antes, a Paróquia Cristo Rei deu início a divulgação de vídeos com Padre Cássio. O pároco local tem buscado apresentar nas produções a riqueza da Patrologia (ou Patrística). Os vídeos, que se assemelham as aulas Patrística que o sacerdote leciona no Seminário Santo Antônio, são postados no Youtube, às terças-feiras.

Na paróquia Santa Teresinha, também de Juiz de Fora, existem dois programas formativos, o “A Palavra que é Espírito e Vida”, um estudo Bíblico com Padre Everaldo, pároco local e o “Conhecendo as riquezas da Fé Católica”, apresentado pelo Diácono João Roberto. Ambos programas são divulgados no Youtube da Paróquia, o primeiro às terças-feiras e o segundo, às sextas-feiras, sempre às 19h30.

Todos os vídeos estão todos disponíveis para serem conferidos nos canais das paróquias. Recordemos da recomendação que São Paulo dá aos fiéis da Igreja de Tessalônica: “Portanto, irmãos, estai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito” (2Ts. 2,14).

*Com informações de Rádio Catedral de JF

Veja Também