Paróquias e Comunidades celebram Festa de Pentecostes com programações especiais

No próximo domingo, 23 de maio, os católicos celebram a solenidade de Pentecostes. Esta festa, que marca os 50 dias da Ressurreição de Cristo, lembra o episódio bíblico em que Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo em Jerusalém.

Todos os templos católicos do mundo lembrarão tal data em suas missas e celebrações, dada a sua importância litúrgica. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, paróquias que homenageiam o Divino Espírito Santo prepararam programações especiais.

Em Juiz de Fora, a paróquia do bairro Progresso, dedicada ao Divino Espírito Santo, inicia hoje um tríduo preparatório. As celebrações acontecem sempre às 19h. Em Guarará (MG), a festividade já começou. Cada dia um tema a ser meditado a luz do Espírito Santo, sempre às 19h e com padre convidados.  Já em Piau (MG), a programação começa nesta sexta-feira (21), às 18h, na Capela Santa Rita, no bairro Paivas.

Destacamos também as programações das comunidades de nossa Arquidiocese: a Renovação Carismática Católica de Juiz de Fora (RCC), Comunidade Resgate e Shalom também realizam.

O Pentecostes Arquidiocesano da RCC terá início às 14h, no domingo (23), com momentos de animação e oração, conduzidos pela equipe coordenadora do movimento e pelo diácono Jorge Luís (Tuíte). Em seguida, Padre Willians Ferreira, membro da Comunidade Evangelizadora Magnificat e Vigário da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Linhares), conduzirá a pregação do evento e fará um momento de oração. A programação será finalizada com Santa Missa, às 16h30, presidida pelo orientador espiritual da RCC, Padre João Carlos Ventura, que também fará reflexões e orações durante a celebração. O evento será transmitido pelo Facebook e pelo Instagram, simultaneamente.

A Comunidade Resgate celebrará a Solenidade de Pentecostes com a Santa Missa aberta à participação de fiéis, às 15h30. A Eucaristia será presidida pelo Padre Nelson Antônio Linhares de Souza, CSsR, Superior Provincial dos Redentoristas e acontece no Centro de Evangelização da comunidade, localizado na BR-267, Km 82, na estrada que liga Juiz de Fora a Chácara (MG).

Já a Comunidade Shalom iniciou nesta quarta (19), um tríduo com pregações, oficinas e momentos de oração. Será realizado pelo aplicativo de videochamadas, Meet. Na quinta e sexta-feira, a programação começa às 19h20 com divulgação do link do Instagram. Já no sábado, a comunidade realizará uma manhã de ação evangelizadora com os pobres. Mais informações pelo Instagram da Comunidade.

Confira as programações das paróquias:

Juiz de Fora

Paróquia Divino Espírito Santo – Progresso
*A Matriz fica na Rua José Antônio Benhame, 159 – Bairro Progresso

De 20 de maio – Quinta-feira
19h – Início do Tríduo*

Dia 21 de maio – Sexta-feira
19h – Segundo dia do Tríduo*

Dia 22 de maio – Sábado
19h – Solene Vigília de Pentecostes*

7h30 – Missa Solene de Pentecostes na Matriz*
9h – Missa na Comunidade Santa Clara
15h e 18h – Missa na Matriz

*Transmissão pelo Facebook da paróquia.
** Agendamento para participação presencial através do (32) 3226-3560.

Outras cidades do território arquidiocesano

Paróquia Divino Espírito Santo – Guarará/MG
*A Matriz fica na Praça Divino Espírito Santo, s/nº – Centro

Até dia 22 de maio – Setenário
19h – Missa

9h e 19h – Missas Solene

*Transmissão pelo Facebook da paróquia.
Agendamento para participação presencial através do (32)3264-1202.

Paróquia Divino Espírito Santo – Piau/MG
*A Matriz fica na Rua Constança de Castro, 102 – Centro

Dia 21 de maio – Sexta-feira
18h – Missa de Santa Rita na Capela Santa Rita (participação apenas virtual)

Dia 22 de maio – Sábado
19h – Solene Vigília de Pentecostes

8h – Missa Solene de Pentecostes na Matriz

*Transmissão pelo Facebook da paróquia.
** Participação presencial por ordem de chegada.