Paróquias dão início a orações virtuais da Novena de Natal 2020

Uma das marcas do Advento, tempo de preparação para o nascimento de Jesus, é a Novena de Natal. E em um ano atípico como foi 2020, esta experiência devocional também será feita de forma diferente na Arquidiocese de Juiz de Fora: por conta da necessidade de distanciamento social, a novena será realizada no formato virtual, com a proposta de que as famílias se reúnam para acompanhar as orações através dos meios de comunicação.

O livreto de orações, que assim como nos últimos anos foi preparado a nível de Província Eclesiástica, em parceria com as dioceses de Leopoldina e São João del-Rei, não foi impresso por conta do perigo de contágio pela Covid-19 em seu manusear. O arquivo já está disponível em formato digital para computadores e smartphones, ficando a cargo de cada paróquia a organização e o formato das reflexões novenárias.

“A novena não será virtual naquilo que diz respeito à sua realização nas casas e famílias. Só o meio será digital! Mas as pessoas se reunirão em suas próprias casas, com seus familiares, resgatando o encontro familiar para a oração. O que será diferente será que, ao invés de segurar um livrinho impresso, as pessoas estarão segurando e usando um aparelho celular, onde a novena escrita estará no modo de aplicativo, digital”, explica Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv., membro da Comissão Arquidiocesana para a Novena de Natal 2020.

O religioso também comenta a forma com que as paróquias de nossa igreja Particular se programaram. “Algumas oferecerão o formato comunitário, transmitindo suas novenas para quem quiser acompanhar, ou, pelo menos, sínteses de cada dia e mensagens diárias. Alguns grupos e movimentos, criativamente, vão se encontrar de maneira remota por videoconferências, mas a ideia central não é realizar virtualmente a novena; apenas usar os meios tecnológicos para que ela aconteça no coração da casa, a família. Esta é a grande oportunidade que a pandemia está nos oferecendo: o retorno às origens do lar, onde tudo acontece, também a manifestação, o despertar e o crescimento da fé”.

Confira, abaixo, a programação das paróquias que optaram por transmitir as orações novenárias através das redes sociais:

Juiz de Fora

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Granbery

De 9 a 17 de dezembro
18h – Novena virtual com transmissão pelo Facebook e YouTube da paróquia

Paróquia São Pedro – São Pedro

De 10 a 18 de dezembro
19h – De segunda-feira a sábado, com transmissão pelo YouTube da paróquia
18h – Aos domingos, com transmissão pelo YouTube da paróquia

Paróquia Santa Teresinha – Santa Terezinha

De 11 a 19 de dezembro
17h – Novena virtual com publicação de vídeos no YouTube da paróquia

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Mundo Novo

De 12 a 20 de dezembro
6h – Novena virtual com transmissão pelo Facebook da Comunidade Santa Cecília
17h e 19h30 – Novena virtual com transmissão pelo Facebook da paróquia

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida

Paróquia Santíssima Trindade – Poço Rico

De 15 a 23 de dezembro
18h – Missa e novena na Comunidade Menino Jesus de Praga, com transmissão pelo Instagram da paróquia

Paróquia São Pio X – Ipiranga

8h – Novena virtual com publicação de vídeos no Facebook e YouTube da paróquia
*No dia 23, o último encontro será transmitido ao vivo, às 19h30.

Paróquia Cristo Rei – Jardim do Sol

De 16 a 24 de dezembro
19h – Novena virtual com transmissão pelo Facebook, Instagram e Youtube da paróquia

Interior

Paróquia Santo Antônio – Ewbank da Câmara/MG

De 10 a 18 de dezembro
19h30 – Novena virtual com transmissão pelo Facebook da paróquia
*No sábado (12), a novena acontecerá às 18h.

Paróquia Bom Jesus do Matozinhos – Bom Jardim de Minas/MG

De 14 a 22 de dezembro
19h – Novena virtual com transmissão pelo Facebook e YouTube da paróquia

Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Jacutinga/MG