Paróquias da Arquidiocese oferecem terapia comunitária gratuita

0

Três paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora oferecem aos interessados sessões de uma prática nomeada “terapia comunitária integrativa”. A atividade, promovida semanalmente em cada uma das comunidades, é gratuita e aberta a qualquer pessoa.

A primeira a oferecer a terapia em Juiz de Fora foi a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Santa Cruz, cujo pároco, Padre Almir Miranda Silva, que também é psiquiatra, foi o responsável por trazer a prática para a cidade há cerca de sete anos. Nesta paróquia, as sessões são realizadas às quintas-feiras, às 19h30, e às sextas-feiras, às 15h. Na Comunidade São Judas Tadeu, pertencente à mesma paróquia, a terapia é realizada às sextas-feiras, às 19h30.

Nas paróquias São João Paulo II, do Bairro Nova Era, e Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, a terapia comunitária integrativa é prática recente, mas já vem colhendo frutos. Segundo uma das terapeutas responsáveis, Maria Cecília Leite Braga, cerca de 15 pessoas participam das sessões semanais em cada paróquia, sendo que não há obrigatoriedade dos participantes em comparecer todos os dias.

Maria Cecília explica que a metodologia utilizada na terapia comunitária inclui a partilha de dificuldades e a superação dos problemas que afligem a cada um dos participantes. Além disso, cada sessão conta com a presença de três terapeutas comunitários. “Qualquer pessoa, de qualquer idade e religião, pode participar. Nosso trabalho é de valorização do ser humano, de superação e elevação da autoestima”.

Na Paróquia São João Paulo II, as sessões são realizadas sempre às terças-feiras, às 19h30, no salão da Comunidade Santa Ângela, no Bairro Jardim Santa Isabel. Já na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a terapia acontece todas as segundas-feiras, às 19h30, no centro pastoral paroquial.

Segundo Maria Cecília, outras paróquias de Juiz de Fora já demonstraram interesse em oferecer a terapia comunitária integrativa. O trabalho nestas e nas comunidades que já possuem o serviço tende a crescer ainda mais, já que, neste sábado (14), cerca de 30 novos terapeutas serão formados em curso específico, ministrado por profissionais da área vindos de várias partes do Brasil.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X