Paróquias da Arquidiocese celebram aniversário de criação em julho

No mês de julho, 17 paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora celebram aniversário de criação. Dessas, duas comemoram 150 anos e sete comunidades, 50 anos de fundação. Muitas delas prepararam programações especiais para lembrarem a importante data. Confira:

Paróquia Nossa Senhora da Cabeça (São Dimas) e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Monte Castelo)

Ambas as paróquias foram criadas no dia 9 de julho de 1968 e, devido à proximidade entre os dois bairros, a data será lembrada em conjunto, no próximo domingo, 1º de julho. Às 9h, uma carreata sairá da Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em direção à Igreja da Glória, onde haverá missa comemorativa.

A celebração será presidida pelo Padre Sérgio Luiz e Silva, CSsR e contará com a presença dos sacerdotes responsáveis pelas duas paróquias: Padre Marcos Silvestre, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv, Frei Jorge Fernando da Silva Coelho, OFM Conv e Frei Lindomar de Jesus Carvalho, OFM Conv.

A Igreja da Glória fica na Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória. Já a Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizada na Rua Amambaí, 120 – Monte Castelo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Linhares)

Esta paróquia, também fundada em 9 de julho de 1968, organizou um novenário em lembrança ao Jubileu de 50 anos. A programação vai de 1º a 9 de julho, com missas todos os dias às 19h, com a participação de padres convidados. Nos dias 6, 7 e 8 ainda haverá funcionamento de barraquinhas.

As celebrações serão realizadas na Igreja Matriz. O endereço é Rua Diva Garcia, 2100 – Linhares.

Paróquia Santo Antônio (Goianá/MG)

Criada em 9 de julho de 1968, esta paróquia organizou um setenário em preparação ao Ano Jubilar. A abertura das festividades será neste domingo (1º), às 19h, em missa na Matriz Santo Antônio. Até 7 de julho, haverá, todos os dias, atendimento de confissões a partir das 17h, oração do terço às 18h e missas às 19h.

Para o último dia do setenário ainda está prevista uma bicicletada pelas comunidades da paróquia, a partir das 6h, e uma apresentação da Corporação Musical União Gustavo Ribeiro, às 20h. No domingo, 8 de julho, data da festa paroquial, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, preside Celebração Eucarística às 8h, na Matriz. O endereço é Rua Henrique Canedo, 17 – Centro.

Paróquia Nosso Senhor do Bonfim – Aracitaba/MG

Os 150 anos da paróquia de Aracitaba já começaram a ser celebrados, juntamente com a festa em honra ao padroeiro, lembrado no dia 1º de julho. A novena em honra ao Nosso Senhor do Bonfim irá até este sábado, 30 de junho, quando haverá atendimento de confissões a partir das 16h e missa, às 19h.

No domingo, dia 1º de julho, as comemorações começam às 5h, com a Missa da Alvorada. Durante o dia haverá mais três celebrações: às 10h, quando será dedicada aos aracitabenses presentes e ausentes e às autoridades; às 14h, em lembrança aos romeiros e devotos de Nosso Senhor do Bonfim; e às 17h, quando terá início a procissão com a imagem do Padroeiro que percorrerá as ruas da cidade até a Matriz, onde acontecerá uma Celebração Eucarística Solene para o encerramento do 32º Jubileu.

No dia 20 de julho, data da criação da paróquia, haverá, às 17h, missa em ação de graças pelo sesquicentenário. A Matriz Nosso Senhor do Bonfim fica na praça de mesmo nome, nº 31, no Centro de Aracitaba.

Paróquia Divino Espírito Santo – Piau/MG

Criada em 22 de julho de 1868, a paróquia do município de Piau celebra seus 150 anos a partir do dia 16, quando terá início o Setenário dos Dons do Espírito Santo. Até 21 de julho haverá missas todos os dias, às 19h, presididas por padres convidados e com reflexão de um dos dons.

As festividades no dia 22 começam bem cedo, às 6h, com alvorada, repicar de sinos e fogos de artifício na Matriz e na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Às 9h, haverá louvor ao Divino Espírito Santo com oração na Matriz e, ao meio-dia, oração do Angelus e louvor à Nossa Senhora Aparecida.

Às 15h30, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, será recepcionado na Casa Paroquial com a presença de Autoridades Municipais. Em seguida, o pastor participará de Ato Solene na Câmara Municipal, com homenagens a paroquianos.

Dom Gil ainda será o responsável pela bênção da Capela Santa Rita de Cássia, prevista para as 18h. Do local, sai procissão em direção à Matriz, onde haverá Missa Solene de Ação Graças pelo Sesquicentenário de criação da Paróquia Divino Espírito Santo. Na ocasião, será inaugurada placa de mármore no Presbitério, em memória perpétua da data comemorativa.

Outras paróquias

As demais paróquias a comemorarem aniversário de criação no mês de julho são:

1º de julho de 2011
Paróquia São João Paulo II (Nova Era)

4 de julho de 1857
Paróquia Santa Bárbara – Santa Bárbara do Monte Verde/MG

9 de julho de 1968
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Floresta)
Paróquia Nossa Senhora Mãe De Deus (Bairro de Lourdes)
Paróquia São Benedito (São Benedito)

10 de julho de 1886
Paróquia Nossa Senhora das Dores – Dores do Paraibuna (Distrito de Santos Dumont/MG)