Paróquias da Arquidiocese apostam em parceria para atingir mais fiéis

0

As paróquias Santa Teresinha e São Pedro, de Juiz de Fora, estão realizando a transmissão das missas em parceria. Aos domingos, as celebrações são veiculadas, ao vivo, nos canais do Youtube de ambas as paróquias. É uma forma de comunhão e unidade entre a igreja.

A ideia nasceu da amizade entre os párocos Padre Everaldo José Sales Borges e Padre Liomar Rezende de Morais, datada desde a época em que estiveram no seminário. Ao comentarem sobre seus trabalhos paroquiais, sobre os horários de missas serem diferentes – na Paróquia Santa Teresinha a Santa Missa acontece às 9h30 e na Paróquia São Pedro, às 18h, perceberam que poderiam trabalhar juntos.

Segundo Padre Everaldo, a parceria é enriquecedora para todos os envolvidos.  “É uma maneira de a gente estar em comunhão, partilhar aquilo que temos de riqueza. É importante ver outro padre celebrando, pregando. Nós aprendemos um com o outro. Também para nossos paroquianos, eu já fui pároco em São Pedro, tenho um carinho com o povo de lá, e o Padre Liomar também tem uma boa ligação com o povo de Santa Terezinha. A partir daí, os paroquianos tem duas opções de celebrações na parte da manhã e da noite.”

Com uso de aplicativos e programas de transmissão ao vivo, as equipes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) das duas paróquias veiculam as missas ao mesmo tempo, nos canais Paróquia Santa Teresinha JF e Paróquia São Pedro Juiz de Fora.

A experiência tem cerca de um mês e não devem parar por aí. As paróquias têm projetos para explorar mais esta união, com a realização de outras programações. Neste final de semana terá início um programa feito pelos jovens das duas paróquias. “É assim que estamos caminhando: com alegria, fé e amizade”, concluiu padre Everaldo.

Novas Parcerias

Satisfeita com resultados, a Paróquia São Pedro estendeu a parceria a outras paroquias. Segundo o administrador paroquial, Padre Liomar, tal comunhão foi pensada para que o material produzido chegue a mais pessoas.

Atualmente, a Paróquia São Pedro possui uma programação fixa de suas atividades, além das missas. Às terças-feiras, acontece o programa “Razões da Fé”, às 19h30, produzido na paróquia e divulgado pelas paróquias Nossa Senhora Mãe de Deus, do bairro de Lourdes, e Nossa Senhora do Rosário, em Bocaina de Minas.

Nas quartas-feiras, às 19h30, um momento de Leitura Orante, produzido pela paróquia do bairro de Lourdes e transmitido pelas demais. Já nas sextas-feiras, no mesmo horário, acontecem as lives musicais “Mais Deus”, produzidas pela paróquia São Pedro e também transmitidas pelas demais.

Conteúdo Relacionado
X