No dia 5 de setembro, a Paróquia Bom Jesus do Matozinhos, de Bom Jardim de Minas (MG), promoveu a primeira edição do “Caminho do Bom Jesus”, trajeto de 23 quilômetros até a Paróquia Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG). A iniciativa contou com a participação de cerca de 400 pessoas, que durante a caminhada refletiram as estações da Via-Sacra e rezaram o Santo Terço.

A comitiva saiu da Igreja Matriz de Bom Jardim por volta das 4h30. O “Caminho do Bom Jesus” propriamente dito foi iniciado na comunidade de Vila Formosa, onde foi construído um marco com a imagem do Bom Jesus do Matozinhos para indicar o início da caminhada. Até Liberdade, foram cerca de seis horas de percurso, com uma parada para descanso e café. Na chegada ao Santuário Basílica, todos participaram da Santa Missa.
“Foi chamado assim justamente porque liga a Paróquia do Bom Jesus do Matozinhos ao Santuário Basílica do Bom Jesus do Livramento. A intenção é que isso aconteça várias vezes no ano, por paróquias e grupos que queiram fazer este momento de oração, seja como caminho penitencial, pedido de graça ou em agradecimento”, contou o Pároco de Bom Jardim, Padre Carlos Alberto Moreira. A expectativa é que, no primeiro domingo de outubro, seja feito o trajeto inverso, saindo de Liberdade.
O “Caminho do Bom Jesus” foi oficializado através de parcerias entre as prefeituras e as câmaras municipais das duas cidades, que devem instalar banheiros como forma de oferecer infraestrutura aos romeiros. O itinerário também foi incluído no roteiro turístico de Ibitipoca.