Paróquia São Sebastião realiza tríduo de São Tarcísio neste fim de semana

Coroinhas da paróquia no encontro arquiciocesano que ocorreu no último domingo (20)/Foto: Facebook da Paróquia São Sebastião

Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, tem início o Tríduo em Louvor a São Tarcísio na Paróquia São Sebastião, na Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. Esta comemoração é mais tardia, devido a outra grande festa realizada na paróquia.

A programação especial em honra do padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários terá como tema “São Tarcísio, ajudai-nos a viver nossa vocação como graça e missão”. Na sexta (25), a Missa e benção do Santíssimo será às 19h30. No sábado (26), às 19h, acontecerá a Santa Eucaristia. Em seguida, encenação da vida do santo. A Missa encerramento será às 8h, seguida de procissão.

A Paróquia São Sebastião fica na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 10578 – Bairro Barreira do Triunfo.

História do Santo

Tarcísio, um garoto de aproximadamente 12 anos, era acólito, isto é, coroinha na igreja de Roma por volta do século III. Nessa época as Missas eram celebradas em catacumbas, por causa da perseguição do imperador Valeriano. Quando os cristãos eram presos e estavam nas vésperas de serem mortos os diáconos levavam Comunhão, às escondidas para eles, para que não perdessem a fé.

Certo dia, Papa Sisto II não sabia como levar a Sagrada Comunhão para os cristãos presos, pois todos os seus diáconos tinham sido presos. Tarcísio se ofereceu para levar, todos diziam que ele iria correr muito perigo, mas ele afirmava se sentir forte, disposto antes morrer que entregar as Hóstias aos pagãos. Papa Sisto II entregou uma caixinha de prata com as Hóstias dentro para Tarcísio.

Passando pela Via Apia alguns rapazes perceberam o estranho comportamento de Tarcísio. Tentaram saber o que era, mas Tarcísio se negou a mostrar-las, então o apedrejaram até a morte. Depois de morto foram procurar o que Tarcísio levava, porém, não encontraram nada, as Hóstias haviam sumido misteriosamente.

*Fonte: Rádio Catedral FM/RJ

Veja Também