Paróquia São Sebastião, em Juiz de Fora, acolhe padres Fernando e Emerson

0

O forte sol da manhã de domingo (7) não impediu que os fiéis da Paróquia São Sebastião do Bairro Barreira do Triunfo marcassem presença na posse de seu novo administrador paroquial, o Padre Fernando Augusto Martins da Silva. Durante a Santa Missa, realizada no estacionamento da Matriz, ainda foi apresentado o novo vigário paroquial, o Padre Emerson de Assis Braz.

A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos padres José Maurício de Paula – que esteve à frente da comunidade nos últimos três meses – e Gleydson Pimenta de Faria. A celebração também contou com a participação do Diácono Antônio Claret Titoneli Pinto e de seminaristas.

Além de serem companheiros na Paróquia São Sebastião, Padre Fernando e Padre Emerson trabalharão juntos na Paróquia Nossa Senhora das Estradas, localizada em Igrejinha, onde foram acolhidos na última quarta-feira (3). Dom Gil explicou que essas comunidades serão, a partir de agora, paróquias-irmãs. “Uma ajuda à outra, uma colabora com a outra em todos os sentidos, a começar pelos padres. Esperamos que essa união, essa comunhão de bens espirituais seja muito benéfica para ambas as paróquias. Isso também está muito dentro do espírito sinodal que nós estamos procurando implantar em nossa Arquidiocese de Juiz de Fora há dez anos, inspirados na Igreja em todo o mundo”.

O pastor ainda falou da confiança que deposita nos dois jovens sacerdotes. Enquanto Padre Fernando completou um ano de ordenação presbiteral em março, tendo passado um semestre na Diocese de Óbidos (PA), Padre Emerson comemora um mês em 9 de abril. “Nós conhecemos bem os dois, sabemos que são novos, mas são pessoas muito capazes e competentes para iniciarem um trabalho. Nós, colocando-os aqui, bem próximos da cidade, já estabelecemos um sistema de ajuda próxima, sobretudo na administração financeira, através da nossa Cúria Arquidiocesana”.

Padre Fernando diz ter ficado surpreso com a nomeação para administrador paroquial, cargo que esperava exercer daqui a dois anos. “Recebo com surpresa, mas ao mesmo tempo com alegria no coração, por aquela famosa frase que muitas vezes já ouvimos: ‘Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos’. Assim como Ele me escolheu, eu tenho certeza que, com o passar o tempo, Ele vai me capacitando para essa missão assumida”.

A forte amizade com Padre Emerson também é um ponto positivo no início dos novos trabalhos. “Enquanto irmãos de caminhada durante o período de Seminário, agora assumindo juntos o Ministério nessas duas paróquias, tem sido para a gente uma oportunidade de crescer na amizade e crescer juntos enquanto padres”, ressaltou.

A boa relação também foi destacada por Padre Emerson. “Os evangelistas escreveram sobre Jesus por esse vínculo. Acredito que ele seja o mais evangélico para podermos trabalharmos juntos nas paróquias Nossa Senhora das Estradas e São Sebastião”. O presbítero ainda ressalta a ajuda dos fiéis. “De fato, somos padres jovens. Nós vamos contar, sem dúvida, com amigos experientes. Acredito que o povo de Deus nos vai ensinar a sermos padres. Então, por isso, nós acreditamos, confiamos na graça de Deus, Ele é quem faz tudo e nós daremos o máximo de entrega e de boa vontade”.

O rito de posse do novo administrador paroquial foi realizado após a proclamação do Evangelho. Os padres renovaram as promessas sacerdotais, fizeram a profissão de fé pública e o juramento de fidelidade. Em seguida, das mãos de Dom Gil, Padre Fernando recebeu os símbolos de seu pastoreio: as chaves da igreja e do Sacrário, a Bíblia Sagrada, os Santos Óleos, a estola roxa e o livro de tombo. No final da celebração, foram apresentadas aos dois jovens presbíteros as oito comunidades da paróquia e, após a bênção final, foi oferecido um lanche aos presentes.

Paróquias-irmãs

Essa mesma relação foi implementada entre a Paróquia Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, de Liberdade (MG), e a Quase-Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio do Rio Grande (MG). Esta última acolheu, no último sábado (6), seu novo administrador paroquial, o Padre Felipe de Castro Costa, que contará com o auxílio do Padre Ivair Carolino.

Conteúdo Relacionado
X