Paróquia São Pio X celebra Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração

A Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, pertencente à Paróquia São Pio X, em Juiz de Fora, realiza a festa de sua padroeira de 28 de maio a 2 de junho, com o tema “Com Maria, libertos pela misericórdia e ajustiça”. Essa devoção de Maria, Mãe de Jesus, é celebrada em 31 de maio.

O Tríduo com a Santa Missa acontece entre esta terça (28) até quinta-feira (30), sempre às 19h30. Na sexta-feira (31), às 19h, haverá procissão da luz, saindo do Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração em direção à Capela (ambos no Bairro Sagrado Coração de Jesus ). Logo após, Missa festiva da Grinalda Marial.

No sábado, 1º de junho, a festa social será a partir das 19h, com forró e venda de comidas típicas.

Já no domingo (2), às 8h45, será celebrada a Santa Missa. Das 12h às 14h será servido um almoço e às 14h30, haverá um show de prêmios.

Qual o significado do título de Nossa Senhora do Sagrado Coração?

O título é fruto de dois anos de oração e reflexão do Pe. Júlio Chevalier, fundador dos Missionários do Sagrado Coração (MSC). É importante entendermos que no centro desta devoção está o Coração de Jesus. A imagem de Maria, que reflete aos nossos olhos e ao nosso coração é a de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. Assim, acreditamos que todas as graças de Deus vêm do Coração de seu Filho, e Maria está intimamente ligada a esse Coração. Por isso, podemos recorrer com confiança a ela como mãe.

A própria imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração é uma verdadeira catequese para o fiel que contempla Maria a apontar o Coração de Jesus e a dizer que Ele é o centro de nossa fé; e Jesus mostrando o coração de sua mãe, como a significar: quem quiser chegar ao coração d’Ele deve passar pelo coração da Mãe.

Ao longo da história e pela experiência pessoal dos devotos, conforme as graças alcançadas por meio de Nossa Senhora do Sagrado Coração, vários títulos foram sendo dados a ela:

−Esperança dos desesperados.

Quando sentimos que a vida vai se tornando difícil, quando vamos desanimando ou não conseguimos encontrar resposta para as causas que acreditamos serem de Deus, mas parecem impossíveis, sabemos que em Maria podemos encontrar solução. A ela podemos ir confiantes em todas as nossas dificuldades, na certeza de que seremos atendidos.

−Tesoureira do Coração de Jesus.

O tesoureiro é normalmente aquele que tem a chave do cofre onde estão os tesouros. É assim que vemos Maria com este título. Aquela que, pela proximidade ao Coração do Jesus e pelo amor do Filho por Ela e pela humanidade, é capaz de abrir os tesouros da salvação a todos os devotos.

−Advogada nossa.

Quando nos sentimos fracos e solitários. Incapazes de defender a nossa causa temos uma advogada que nos defende diante do mundo e de Deus.

− Consoladora dos aflitos.

Nos momentos de aflição não tenhamos medo de recorrer a esta querida Mãe, com fé e devoção.

Não foi à toa que os Papas Pio IX e Pio XII incentivaram a devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração, fazendo oito coroações da mãe de Deus, com esse belíssimo título.

Fonte:  Sites da Rádio Catedral JF e Missionários do Sagrado Coração