Paróquia São Miguel e Almas, de Santos Dumont, encerra festa do padroeiro com posse de novo pároco

Foto: Marcus Guerra

A noite da última terça-feira (29) foi marcante para o povo da Paróquia São Miguel e Almas, de Santos Dumont (MG). No dia da festa do padroeiro, Arcanjo São Miguel, a comunidade recebeu seu novo pároco, Padre Eder Luiz Pereira. A celebração de posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira e contou com a participação de diversos padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese.

Surpreendendo a todos com sua presença, Dom Gil agradeceu a participação de todos e mostrou-se muito satisfeito com a festa de São Miguel.  Na homilia, falou sobre a existência de anjos. “Os anjos apresentados e referidos em vários lugares da Bíblia. Eles são criaturas viventes, embora não visíveis. Os anjos existem para louvar a Deus, existem para servir cada um na sua função.”

O pastor comparou a atuação do padre a dos Santos Arcanjos, a fim de orientar o novo pároco. “Os anjos são para nós como que espelhos. Também o padre é chamado para as funções dos arcanjos. Como Miguel, para defender a Igreja, hoje tão atacada. O padre é a força de Deus, sobretudo no confessionário, você, Padre Eder, representará a misericórdia de Deus que levanta o pecador, e não o deixa a mercê do inimigo. Na paróquia, o padre é como Gabriel anuncia Jesus e tudo aquilo que lhe diz respeito. Você também representará a força de Rafael, sobretudo no sacramento dos enfermos, saúde de Deus.”

Dom Gil também agradeceu aos padres José Cisneiro Seabra Ramos e Farne Luiz Delgado de Almeida, que estiveram a frente da Paróquia São Miguel e Almas. Padre Cisneiro, desde o último final de semana, atua como Pároco Solidário na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, em Juiz de Fora.

Em discurso, ao final da celebração, Padre Eder falou sobre sua expectativa para a missão. “É no espirito de louvor a Deus, no serviço e disponibilidade ao seu povo, que me apresento hoje, diante de todos, desejando ser convosco e com vocês um bom pastor. Procurando fazer como diz a Virgem Mãe, Tudo que Ele nos dizer. Certamente estarão a nossa frente alguns desafios e muito trabalho. Contudo, deveremos permanecer firmes, de pé.”

Foto: Pascom da Paróquia São Miguel e Almas

Ele também agradeceu aos presentes, Dom Gil aos padres que por ali passaram, ao povo de Goianá, as novas ovelhas – o povo de Santos Dumont e a seus amigos e familiares.

Antes do encerrando da noite, uma mensagem de boas vindas dos paroquianos foi apresentada. “A partir de agora, o senhor será um membro de cada família, compartilhará tristeza e alegria, cuidará de nós como pastor que cuida de suas ovelhas, pois ser padre é transformar em flores os espinhos encontrados na comunidade, as dores e cansaços em alegrias, fé e otimismo. Ser padre é doação e dedicação. Não é fácil, mas temos certeza que muitos frutos surgirão. Conte com nossas orações e serviços.”

Ao final da missa Dom Gil convidou a todos para acompanhar a Missa do Crisma, que acontecerá na Catedral Metropolitana, nesta quinta-feira (1º), às 9h30, com transmissão da Web TV A Voz Católica. Na sequência, chamou todos os padres ao altar para abençoarem todo o povo.