Paróquia São Martinho de Lima promove enquete virtual para definir tema da festa do padroeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Paróquia São Martinho de Lima deu início a uma campanha on-line para definir o tema da festa de seu padroeiro, programada para acontecer entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro. A paróquia, localizada na Diocese de Óbidos (PA), é administrada pela Igreja Particular de Juiz de Fora dentro do Projeto Igrejas-Irmãs.

De acordo com o Padre Leonardo Loures, a ideia surgiu com o objetivo de envolver os fiéis na organização da festividade e, também, lançar mão do espaço virtual como aliado no percurso. “Quando se fala de festividade de uma paróquia, é importante envolver todos, desde a escolha do tema. Como estamos vivendo este tempo novo, este ‘novo normal’, não podemos fazer reuniões, então achamos interessante esse espaço virtual para que as pessoas possam deixar sua opinião e participar, assim, do processo de formatação da festa”.

Os três temas propostos são: “Com fé e a proteção de São Martinho de Lima, vivamos a esperança de um novo amanhecer”; “Sustentados pela fé, unidos na esperança, caminhemos para uma renovação”; e “Na fé, renovamos a esperança”. A dinâmica de escolha dos tópicos ocorreu através de um grupo no WhatsApp, por algumas lideranças da paróquia. “Chegamos a seis temáticas, incialmente, que são palavras-chave. Votamos, então, nas três melhores e aí apareceram as palavras fé, esperança e renovação. A partir delas, nasceram mais seis temas. E aí esse pequeno grupo escolheu três, que são esses que estão na enquete. Evidentemente, as três palavras nascem daquilo que estamos vivendo. Diante de uma pandemia, se pegar na fé, com esperança, é fundamental, mas visando já uma renovação. Afinal, a expectativa é de que possamos aprender e tirar lições de tudo isso”, conta  sacerdote.

Após a escolha do tema que regerá as atividades em honra ao padroeiro, terá início o planejamento da programação propriamente dita. A votação pode ser feita através de um formulário do Google, até o dia 31 de julho.

A iniciativa de usar a web para a elaboração da festa do padroeiro reforça a presença cada vez mais forte da Paróquia São Martinho de Lima no ciberespaço. De acordo com Padre Leonardo, nos últimos meses foi evidente a interação, principalmente de pessoas de Juiz de Fora. Ele lamenta, contudo, o fato de grande parte da população local não ter acesso à internet de boa qualidade. “Percebemos que foi muito positivo no sentido de abrir esse horizonte, enquanto paróquia, para outros campos. Houve uma grande participação, em especial do povo de Juiz de Fora. Eu penso que neste ponto foi um grande avanço. Agora, pensando em atendimento local da paróquia, claro que a realidade não ajuda, as comunidades do interior não têm internet, então não conseguiram acompanhar; ficaram de fato isoladas em relação ao atendimento de missas. Até na cidade foi pequena a participação, levando em conta que aqui é raro alguém ter wi-fi”.

Depois de aproximadamente quatro meses, as paróquias da Diocese de Óbidos (PA) ensaiam um retorno gradual das celebrações presenciais. O período de adaptação ao “novo normal” vem após dois decretos do Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, divulgados nos últimos dias.

Veja Também