Paróquia São Joaquim e Santa Ana recebe Arcebispo no dia de seus padroeiros

Foto: Facebook da Paróquia São Joaquim e Santa Ana
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última segunda-feira, dia 26 de julho, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, esteve em Santos Dumont (MG) para celebrar a solenidade dos avós de Jesus. O pastor presidiu a celebração de encerramento da festa dos padroeiros na Paróquia São Joaquim e Santa Ana.

Em entrevista, Dom Gil falou sobre a alegria de participar deste momento. “Celebramos a festa dos pais de nossa Senhora, avós de Jesus Cristo, aliás, únicos avós de Cristo. Nesse momento queremos agradecer a Deus o valor das vacinas, que vão possibilitando o povo ir voltando para a igreja para celebrar, ainda que limitadamente, suas festas. É um momento de ação de graças”.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Felipe de Castro Costa e pelo Padre Luiz Alberto Duque Lima e contou com grande participação dos fiéis. Padre Felipe falou comentou sobre a festividade. “Estamos concluindo mais uma festa em honra aos nossos padroeiros. Fizemos uma caminhada durante nove dias celebrando o novenário. E no dia de hoje, celebrando esta grande solenidade, tivemos uma participação muito boa, respeitando os protocolos.

Na ocasião, recordou-se também os avós e os idosos. Explicando que, pela primeira vez, a Igreja celebrou o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Arcebispo os parabenizou, frisando a importância de seus papéis. “ Quero parabenizar os avós e idosos, e lembrar que, na mensagem enviada pelo Papa, ele diz que é dever dos avós transmitir a fé e ensinar os valores cristãos. O conselho do papa é algo que temos que guardar no coração neste ano de 2021”.

Durante a homilia, Dom Gil contou um pouco da história de São Joaquim e Santa Ana. “Puderam comtemplar aquilo que acontecia de maravilhoso na história da humanidade, que era a chegada do messias esperado. Segundo a história, eram pobres, eles lutavam para sobreviver, mas tinham uma grande riqueza no coração, que era o amor a Deus”.

Ele comentou sobre a pobreza, pois mais uma vez, recordou seu pedido a caridade, através do cuidado com os necessitados. A pandemia deixou as pessoas mais pobres. A pobreza aumentou e não podemos ficar parados de braços cruzados. O pedido que a gente faz é que sejamos mais fraternos, amorosos, desprendidos. Imitar os primeiros cristãos, como em Atos dos Apóstolos diz: ‘tudo era em comum, não faltava nada para ninguém’”.

Ao final da celebração, entre homenagens e sorteios, Padre Felipe agradeceu a todos pela colaboração durante a realização da festa dos padroeiros de uma das paróquias mais novas de nossa Arquidiocese. “Gostaria de agradecer a toda comunidade paroquial, pelos nove dias, obrigada a todos que de alguma forma de envolveu. Este ano tivemos a alegria de celebrarmos de uma forma melhor (celebrar presencialmente)”.

Veja Também