Paróquia São João Nepomuceno festeja Imaculada Conceição

0

Na última terça-feira (8), a Paróquia São João Nepomuceno, localizada na cidade homônima, recordou a Solenidade da Imaculada Conceição, uma das mais importantes do calendário litúrgico, em que a Igreja Católica contempla a Virgem Maria isenta de toda mancha do Pecado Original. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco, Padre Cláudio Machado, às 18h, na Igreja Matriz.

A Imaculada Conceição é um dos quatro dogmas Marianos, proclamado pelo papa Pio IX no dia 08 de dezembro de 1854. A festa mariana, comemorada no mês do Advento, foi precedida pela novena em honra à Nossa Senhora, iniciada no dia 29 de novembro, com a participação das comunidades Santa Teresinha, São Francisco (Araci), Rosário, Maria Mãe de Jesus, São Pedro (Barra), São José, Nossa Senhora Aparecida (Braúna), São José (Itui) Santa Rita, Santo Antônio, São Judas Tadeu e São Sebastião.

Em sua homilia, Padre Cláudio fez uma profunda reflexão sobre a verdade de fé professada pela Igreja de que Nossa Senhora foi concebida sem pecado no seio de Santa Ana, pela graça do Pai. “Maria não nasceu sem pecado pelo mérito dela, mas pelo mérito de Jesus, pois ela teria o pecado original se Jesus não a tivesse preservado com a graça. A graça foi infusa na alma de Maria no primeiro instante da sua concepção, porque Deus podia. E, portanto, Deus fez, Ele preservou Maria Santíssima pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou o sacerdote.

O pároco também agradeceu a todos os envolvidos na preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição. “Quero agradecer a Deus, porque, mesmo nesse tempo de pandemia, de distanciamento social, nós conseguimos realizar a novena de Nossa Senhora da Conceição, para culminar na festa de hoje, importantíssima para nós, católicos. Também quero agradecer a todos que, durante esses nove dias, contribuíram na liturgia, no comentário, no canto; agradecer as comunidades que participaram; aqueles que participaram presencialmente da novena e os que acompanharam de casa; as pessoas que organizaram, ornamentaram, que prepararam este ambiente com todo carinho para que pudéssemos rezar a Deus e pedir a intercessão de Maria”.

Durante a Novena de Nossa Senhora da Conceição, foi sugerida aos fiéis a doação de alimentos não-perecíveis, material de limpeza e artigos de higiene pessoal, que, posteriormente, serão distribuídos às famílias necessitadas.

*Com informações e fotos da Pascom da
Paróquia São João Nepomuceno

Conteúdo Relacionado
X