Paróquia Santo Antônio do Paraibuna realiza formação para missionários

0

Cerca de 50 pessoas participarão, neste sábado (23), do primeiro de quatro encontros da Formação de Missionários promovida pela Paróquia Santo Antônio do Paraibuna. O evento, que reunirá leigos e leigas da paróquia, acontecerá na Comunidade Divino Espírito, entre as 14h e 16h.

O objetivo, segundo o pároco local, Padre Leonardo Loures Valle, é formar um grupo para visitar as casas localizadas no território paroquial. “Essa iniciativa foi sugerida em nossa Assembleia Paroquial no final do ano passado. Na ocasião, escolhemos três prioridades pastorais para este ano – liturgia, juventude e missão -, e cada prioridade tem três ações concretas”. No caso da missão, foi definida a criação da equipe de missionários.

Em 28 de abril, após o período de formação, o grupo realizará a sua primeira atividade missionária, contando também com a presença de integrantes da Comunidade Adorai. A missa de envio está marcada para as 7h daquele dia. “Ficou decidido que todo 4º domingo do mês é o dia da missão de nossa paróquia. Todo mês faremos esse mutirão missionário. No dia não terá nenhuma atividade na Paróquia, todos os agentes de pastoral estarão na missão”, conta Padre Leonardo.

Para o sacerdote, a criação do grupo de missionários é uma resposta ao apelo de Papa Francisco, que pede ‘uma Igreja em saída’. “Queremos, com esse grupo, fazer isso de maneira mais sistemática, mais organizada, com uma verdadeira pastoral. Esse contato nos vários ambientes em que as pessoas vivem, no sentido de fazer com que elas possam se sentir atendidas, acolhidas pela Igreja e que a Igreja também possa se fazer presente, a evangelização possa se fazer presente em todos os ambientes da sociedade”.

Além do mutirão de visitas no quarto domingo do mês, os missionários realizarão visitas no meio de semana, agendadas, em especial aos idosos e enfermos. Essas, no entanto, acontecerão em pequenos grupos, de acordo com a disponibilidade de cada um.

Além da formação deste sábado (23), haverá encontros em 30 de março e nos dias 6 e 13 de abril. O encerramento será na Matriz Santo Antônio, com Tarde de Oração.

A Comunidade Divino Espírito Santo fica na Rua Francisco Fontainha, 134 – Santo Antônio e a Matriz, na Rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, 770, no mesmo bairro.

Conteúdo Relacionado
X