Paróquia Santo Antônio do Paraibuna completa oito anos de criação

0

Na última quarta-feira, 12 de junho, a Paróquia Santo Antônio do Paraibuna, em Juiz de Fora, completou oito anos de criação. Em decorrência do aniversário e também da festa do Padroeiro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa na comunidade, como faz todos os anos. O momento foi concelebrado pelo pároco, Padre Leonardo Loures.

Padre Leonardo lembra que antiga capela foi elevada à condição de paróquia após a realização do I Sínodo Arquidiocesano, realizado há dez anos. “Temos a honra de contar com a presença de Dom Gil aqui na paróquia todos os anos, no dia 12 de junho. Estar com o povo numa paróquia que foi criada por ele, para nós, é um grande sinal de acolhida”, destacou. O sacerdote lembra, ainda, a conclusão da Trezena de Santo Antônio, que foram 13 dias de preparação para a grande festa em honra ao Padroeiro.
No início da celebração, Dom Gil pediu a todos que rezassem pelo Monsenhor Roberto José da Silva, Reitor do Seminário Santo Antônio, que foi nomeado Bispo de Janaúba (MG).

O pastor ressalta a importância da devoção a Santo Antônio, que deu origem ao surgimento de uma das principais cidades da Zona da Mata mineira. “Juiz de Fora nasceu ao redor da devoção à Santo Antônio. No século XVIII, aqui na região, na antiga fazenda do senhor Antônio Tostes, havia a primeira capela. Portanto, nós quisemos erguer esta paróquia como um monumento em homenagem à Juiz de Fora. Agradecemos a Deus por esta realização e elevamos ações de graças”.

Após a Eucaristia, missionários da paróquia, que participaram recentemente de uma formação na paróquia, receberam do Arcebispo uma cruz abençoada por ele. Presas a um cordão, elas simbolizam o trabalho missionário desenvolvido pelo grupo na comunidade. 

Ao final da missa, também foram abençoados os tradicionais pães de Santo Antônio, que, em seguida foram distribuídos aos fiéis. Após a celebração, houve funcionamento de barraquinhas, com diversos caldos, pastel, cachorro quente e refrigerante.

Nesta quinta-feira, dia do Padroeiro de nossa Igreja Particular, estão ocorrendo diversas celebrações em várias paróquias de Juiz de Fora e do interior.

 

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X