Paróquia Pio X segue realizando Missa da Esperança, em intenção dos falecidos

0

Todas as segundas-feiras, a Paróquia São Pio X realiza, às 19h30, a Missa da Esperança em sua Matriz. A celebração é uma tradição da Congregação Dos Missionários Do Sagrado Coração de Jesus, responsável pela administração da comunidade.

Segundo Padre Adeilson Silva, MSC, administrador paroquial, esta Missa é rezada na intenção de todos aqueles e aquelas que já findaram a sua caminhada na terra. “E é bonito lembrar, que não celebramos a morte, mas a certeza da vida deles e delas agora, junto de Deus. Esta missa, marcada pelo sinal de esperança viva, tem dentro do seu rito um momento especial para entregarmos a vida, as obras, os sonhos e desejos daqueles que partiram a Deus, como forma de agradecimento, por tudo o que deixaram como “boa memória” para a continuação da vida daqueles que ficaram”.

Durante a celebração uma vela é acessa nessa intenção e os entes queridos inscrevem em um livro os nomes daqueles que partiram. Desta forma, acredita o padre, trabalha-se a perda. “É um jeito de trabalharmos a esperança no coração das pessoas, e de se permitirem sofrer a perda, mas de entregar também a dor na certeza de que é Deus que continua a consolar e cuidar dos que ficam. Esse é o grande diferencial da missa, a gratidão pela existência de quem já partiu, e a esperança da continuação da vida em Deus de quem ainda está a caminho.”

Sabemos que Jesus é o grande motivo da esperança, e Ele que torna o ser humano esperançoso da busca de sentido na e para a vida. No entanto, as provações tendem a abalar essa certeza. Neste tempo de pandemia, por exemplo, muito se utilizou a palavra esperança. Para o sacerdote é necessário refletir sobre o sentido da palavra. “Não conseguiremos nunca pensar a esperança, se não permitirmos que ela guie, oriente, e nos leve a viver de esperança. Não é só apaziguar o que está sofrido, mas é deixar-se transformar por ela. Fazendo com que o que acreditamos se torne meio para chegar à concretude do que de fato busco para mim, e para o todo. Esperar em Deus, esperar por dias melhores, esperar, como diz a canção: ‘por dias que não deixaremos para trás’”.

Todos que desejarem participar da Missa da Esperança devem se inscrever pelo (32) 3234-2257 ou (32)99185-6177, pelo WhatsApp . As intenções podem ser enviadas sempre até ás 16h. A Eucaristia pode ser acompanhada também pelo Facebook e YouTube da paróquia.

A Matriz fica na Rua Dr. Walter Nascimento Campos, 20 – Bairro Ipiranga.

*Colaboração: Padre Adeilson Silva, MSC

Conteúdo Relacionado
X