Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus celebra Festa da Natividade

0

A Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, localizada no Bairro de Lourdes, em Juiz de Fora, celebra a partir desta quinta-feira (5), a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Será realizado um tríduo sempre às 19h30 até o sábado, dia 7 de setembro. A Missa de abertura, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. As celebrações seguem também com padres convidados.

Já no domingo, dia 8, haverá às 8h, a Santa Missa, presidida pelo Padre João Francisco, com a participação do Coral São Mateus. A Missa das 10h, será celebrada pelo Padre Pierre, com a participação da Pastoral da Música. E às 19h, encerrando a Festa da Natividade, a Missa presidida pelo Padre Leonardo, contará com a participação do Coral Benedictus, além da realização da procissão e oração do Terço.

Haverá funcionamento de barraquinhas em todos os dias após as Missas. A Igreja Mãe de Deus fica na Praça Cardoso Sobrinho, 17 – Bairro de Lourdes.

Natividade de Maria

Em 8 de setembro a Igreja celebra o dia nascimento de Maria. Com essa festa somos introduzidos ao grande mistério de nossa salvação em Cristo. Deus, desde toda a eternidade em seus desígnios amorosos, predestinou Maria a ser a Mãe do Salvador. O dom do seu nascimento está diretamente ligado ao dom recebido nove meses antes: a sua Imaculada Conceição.

O nascimento de Maria está diretamente ligado ao da sua maternidade. Maria é Mãe de Cristo é Mãe de toda a humanidade. Ela é modelo de maternidade.

Celebrando o dom do nascimento de Maria, a Igreja também olha para o de Cristo. Recorda na profecia de Miquéias, a Belém de Éfrata, “pequenina entre os mil povoados de Judá” de onde que viria o nosso Salvador. (Cf. Mq 5, 1-4a)

Lembramos também das extraordinárias circunstâncias que precederam o nascimento do Senhor, segundo a narração de Mateus. Esse mistério envolve São José, a quem a Virgem havia sido prometida como esposa. São José participa no mistério da encarnação e como homem de fé acolhe Maria e cuida de Jesus.

No nascimento de Maria cumpre-se verdadeiramente a eterna eleição divina. Verifica-se o amor particular com que o Senhor ama a Maria e nela a cada um de nós. O nascimento de Cristo com o sim de Maria é o renascimento do homem por meio da graça. O nascimento de Maria é o início da nova criação, no plano da salvação divina.

Esta festa é, portanto, um convite para recordar o dom gratuito que Deus concede a cada um de nós, como fez com Maria.

Fontes: Site da Rádio Catedral de Juiz de Fora e A12

Conteúdo Relacionado
X