Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra seus 50 anos neste domingo

Foto: Capela São Sebastião - Matriz N. S. P. Socorro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Jardim Esperança segue em festa. Após celebrar o dia de sua padroeira, comemora neste domingo os 50 anos de instalação da paróquia. Haverá uma missa festiva presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, dia 30, às 17h.

Ambas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemoram este ano também seus 50 anos de instalação. Criadas em 9 de julho de 1968, elas foram instaladas um ano depois.

Aqui vamos apresentar um pouco da história de uma, a comunidade do Vale da Floresta.

Histórico

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Vale da Floresta, é situada na região sudeste da cidade de Juiz de Fora (MG). É assistida e conduzida pelos padres da Congregação do Santíssimo Redentor (Congregação Redentorista), em especial da Província do Rio.

Foi fundada no dia 22 de junho de 1969, e contou com a presença do então arcebispo de Juiz de Fora, Dom Geraldo Maria de Morais Penido, que deu posse ao então pároco, Pe. Lelis Lara CSs.R. A paróquia neste ano está completando seu cinqüentenário.

No entanto, a região do Vale da Floresta, desde 1947, já recebia formação religiosa, cultural, educacional e social, dos padres Missionários Redentoristas que muito trabalharam, e trabalham, para o crescimento da mesma. Na época em especial, a atenção era mais voltada para as comunidades de Nossa Senhora da Glória, do Bairro Floresta e São Francisco de Assis, do Bairro Caeté, as quais haviam muitos trabalhadores rurais, operários, imigrantes italianos e descendentes de escravos, pois nas outras comunidades havia poucos moradores. Algumas “não existiam”, foram sendo constituídas e habitadas no decorrer destes cinqüentas anos. Várias capelas foram construídas pelos padres e fiéis, em ritmo de mutirão e doações.

Os párocos que atuaram no local, após Dom Lelis, foram os seguintes Redentoristas:  Nilton Fagundes, Virgilio, José Miguel, Braz, Machado, Araújo, Macedo, Toninho (Antônio Luiz), João Egg, Ronaldo Oliveira e José Wilker) e seus confrades que aqui serviram, e deixaram por lá sua marca.

Na atualidade

Padres que hoje atuam na Paróquia os padres Vanderlei Sousa C.Ss.R, como Pároco, Pe. Bruno Alves Coelho C.Ss.R, Reitor Herculano C.Ss.R, e o Irmão Argemiro Herculano C.Ss.R.

A paróquia é composta por sete Comunidades e duas áreas de missão. Possui cerca de 20 movimento e pastorais, dentre eles: Grupo do Terço dos Homens, Grupo de Oração (Renovação Carismática), Infância e Adolescência Missionária, Missionários Leigos Redentoristas, Escola Bíblica, Mães que oram pelos Filhos, Liga Católica, etc.

Ocorre adoração ao Santíssimo Sacramento e missas em todas as comunidades. Na igreja São Sebastião, a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acontece toda terça-feira às 19h.

A Capela São Sebastião, que é a Matriz, fica na Rua Henrique Pimenta Brasiel, 277 – Jardim Esperança.

*Colaboração Pascom Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vale da Floresta

Veja Também

Contatos

Fale com a Arquidiocese

Cúria Metropolitana de Juiz de Fora

Tel: (32) 3229-5450

E-mail

Endereço

Av. Barão do Rio Branco, 4516
Alto dos Passos, Juiz de Fora – MG
CEP: 36026-500

Atendimento

Assessoria de Comunicação

8h às 17h

Arquivo Arquidiocesano

Atend. Interno – 8h30 às 16h30
Atend. Externo – 13h30 às 16h30

Folha Missionária

8h às 13h

Jurídico

8h ‪às 12h‬ e de 13h ‪às 17h

Tesouraria

8h às 11h30 e de 13h às 16h

Tribunal Eclesiástico

13h às 17h

Cadastre-se aqui para receber novidades e atualizações da Arquidiocese

© Copyright Arquidiocese de Juiz de Fora. Feito com por