Paróquia Nossa Senhora das Mercês celebra centenário da presença Orionita no Brasil

santuario nsramerces
Vista de frente do santuário - Foto: Pascom N.Sra. Mercês

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha, celebrará, em março, o centenário da presença Orionita no Brasil. Dentro da programação, que começa nesta quarta-feira (12), está a acolhida de fiéis de todo o Brasil e a peregrinação da Relíquia do Sangue de São Luís Orione.

Os orionitas foram seguidores de Dom Orione e são atualmente chamados de “Filhos da Divina Providência”, congregação religiosa masculina formada pelo próprio santo. Mar de Espanha foi a primeira cidade brasileira a acolhê-los, em 02 de janeiro de 1914, e assim também o fez com São Luís Orione, entre agosto de 1921 e janeiro de 1922.

Programação

A programação em Mar de Espanha terá início no dia 12 de março, quando começarão as visitas a escolas, hospitais e comunidades. Tais visitas terão o objetivo de anunciar a toda população a grande festa do dia 16, quando caravanas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo serão acolhidas, a partir das 7h. Os visitantes serão recebidos no trevo da entrada do município, onde há um monumento dedicado a São Luís Orione.

Após o café da manhã, que será servido no Ginásio Poliesportivo da cidade, os peregrinos caminharão até chegarem ao Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês. No templo, haverá celebração da Santa Missa às 11h, com acolhida da Relíquia do Sangue de São Luís Orione, que percorre o Brasil desde fevereiro.

Depois do almoço, será realizada uma visita guiada a locais que representam os orionitas em Mar de Espanha, como a Casa da Cultura, onde há fotos dos padres da congregação que passaram pela cidade; a residência que pertenceu a Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência; e a Estação Ecológica de Mar de Espanha, onde os sacerdotes orionitas se hospedaram.

O legado dos orionitas em Mar de Espanha

De acordo com a devota de São Luís Orione e moradora de Mar de Espanha, Norma Maria Vieira, a passagem do santo pelo município, apesar de curta, foi marcada pela fundação da “Ordem dos filhos da Divina Providência” (os orionitas). Na cidade, eles foram os diretores espirituais da Congregação das “Pequenas Irmãs da Divina Providência”.

Para ela, é um privilégio saber que o município fez parte da vida de um santo que deixou exemplo de caridade e trabalho de ajuda ao próximo. “Fomos e somos um povo beneficiado pela passagem dos orionitas. Somos eternamente gratos. Por isso, nossa paróquia, por ocasião da canonização de São Luis Orione em 16 de maio de 2004, o elegeu em nosso coração o ‘Santo de Mar de Espanha’.”

Relíquia de São Luís Orione

No município, o relicário será acolhido na Capela do Instituto Profissional Dom Orione, pertencente à Pequena Obra da Divina Providência. O endereço é Av. Eugênio do Nascimento (Estrada Dom Orione), s/n, Bairro Dom Bosco.Na celebração do Centenário da Presença Orionita no Brasil, a Relíquia do Sangue de São Luís Orione percorrerá, até dezembro, todas as Comunidades e Províncias orionitas do país. Depois de passar por Mar de Espanha, visitará também Juiz de Fora, entre os dias 16 e 20 de março.

Depois de passar por Juiz de Fora a relíquia ainda visitará Ouro Branco (MG) e mais de 20 cidades brasileias. Após o itinerário, será entronizada no Santuário da Orionópolis, em Cotia/SP, no dia 8 de dezembro, quando ocorrerá o encerramento do Ano Missionário Orionita e da Peregrinação da Relíquia pelo Brasil .

Para mais informações sobre a presença orionita no Brasil, clique aqui

Outras Informações:

Paróquia Nossa Senhora das Mercês – Mar de Espanha: (32) 3276-1235