Paróquia Nossa Senhora das Estradas recebe ícone de sua padroeira

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, a Paróquia Nossa Senhora das Estradas, de Igrejinha, celebrou a festividade de sua padroeira. Marcada por muito entusiasmo e pelo espírito de fraternidade, a festa contou com uma participação expressiva dos fiéis.

Ícone de Nossa Senhora das Estradas

Para a comemoração da memória litúrgica dessa devoção de Maria, os padres Emerson de Assis Braz e Fernando Augusto Martins da Silva mandaram confeccionar um ícone de Nossa Senhora das Estradas, que foi recebido com muita emoção pelos paroquianos. A paróquia nunca possuiu a ilustração, apesar de ter sido criada em 2004.

Segundo o administrador paroquial, Padre Emerson, essa devoção é muito antiga: surgiu no século XIII, quando se colocou um ícone de Maria entre a estrada de Roma e do interior, onde posteriormente se construiu o santuário dos jesuítas. A partir de então, a crença foi crescendo e se propagou pelo mundo.

Os padres destacaram ainda que a devoção à Nossa Senhora das Estradas tem um aspecto espiritual muito profundo, em que a Mãe da Estrada anima na busca maravilhosa de Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

Celebração e confraternização

A festa de Nossa Senhora das Estradas teve início no dia 24 de maio, dia de sua memória litúrgica. A Comunidade Santa Maria Eterna de Humaitá, reuniu-se às 18h para a recitação do Santo Terço e seguiu em carreata para o Bairro Igrejinha. O ícone foi recebido com muita alegria pelos fiéis, que seguiram em procissão até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo neopresbítero, Padre Gétero, da Diocese de Valença.

No sábado (25), o povo se reuniu para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e recitação do Santo Terço. Em seguida, o Padre Cássio Barbosa de Castro, administrador da Paróquia Cristo Rei, presidiu a Santa Missa, realizando uma profunda catequese sobre a Virgem Maria.

O domingo, dia 26, foi marcado por muita alegria, iniciando com a Missa Solene às 10h, seguido de almoço e show de prêmios na confraternização paroquial. As atividades contaram com expressiva participação dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Estradas e também de outras paróquias da Forania Nossa Senhora da Conceição, inclusive da Paróquia-irmã São Sebastião, do Barreira do Triunfo.

*Colaboração: Padres Fernando e Emerson
**Fotos: Lúcia Helena Fortunato