Paróquia Nossa Senhora da Glória será ponto de apoio da Guarda Municipal e agentes de trânsito

Na terça-feira, dia 2 de julho, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora, fechou uma parceria com a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), com a cessão de um ponto de apoio para o trabalho dos guardas municipais e agentes de transporte e trânsito, na guarita, ao lado da Biblioteca Redentorista, na Avenida dos Andradas. Este é o primeiro ponto de apoio instalado na cidade fora das bases das duas guarnições.

O espaço foi revitalizado para receber os membros das duas corporações, contando com banheiro, vestiário e espaço para lanche, e recebeu uma bênção especial conduzida pelo Pároco, Padre Carlos Viol, C.Ss.R., com a participação da Chefe da Guarda Municipal, Comandante Elaine da Silva, e do Gerente do Departamento de Fiscalização da SMU, Domingos Marcos da Silveira, que receberam as boas-vindas e as chaves da guarita, que ficará à disposição dos grupos durante 24 horas.

Melhorar a percepção de segurança

Padre Viol destacou a importância dessa parceria para melhorar a percepção da segurança na região da paróquia. “Assim que abrimos uma parceria para terceirização do estacionamento, a guarita ficou sem uso e, então,  tivemos essa iniciativa, como paróquia, de procurar a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, na pessoa do secretário Leandro Barros. Ele esteve aqui com a Comandante Elaine, fizeram uma visita de reconhecimento e eles, depois de uma avaliação, acolheram de maneira muito satisfatória a nossa proposta de uma parceria. Neste sentido, a paróquia disponibiliza o uso daquele espaço da guarita, que é um ponto muito importante, que favorece uma visibilidade para toda a Avenida dos Andradas, levando em consideração que esta via é um corredor de tráfego que liga vários bairros da cidade. Nós  temos, hoje, o início desta parceria que, sem dúvida, será de grande utilidade para a comunidade.”

Para a Comandante da Guarda Municipal, que hoje conta com 105 membros, a palavra é de agradecimento. “Para nós, este espaço é muito importante. É uma localização privilegiada, no coração da Avenida das Andradas, que nos servirá de apoio e contribuirá tanto para os servidores, quanto para aumentar a sensação de segurança de quem frequenta a igreja e dos moradores do entorno. Este é o primeiro ponto de apoio fora das nossas bases. A simples passagem da equipe já gera uma sensação de segurança. As pessoas passam e veem a nossa presença. A gente está sempre com ações na região central e, por isso, para nós, será muito proveitoso esse espaço.”

Esta é a mesma opinião do Gerente do Departamento de Fiscalização da SMU. Para Domingos Silveira, o ponto de apoio vai servir de alento, descanso para os 70 agentes de transporte e trânsito que atuam na cidade. “Contribuirá, e muito, para o dia a dia do nosso trabalho, seja na fiscalização das ruas, seja em eventos e procissões.”

*Com informações e fotos do site da Paróquia Nossa Senhora da Glória

Veja Também