No último sábado, em Solene Celebração Eucarística, Frei Edson Damasceno Bento, OFM Conv, foi empossado Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e os Freis Ariel Ribeiro da Costa, OFM Conv e José Pinto Cardozo Júnior, OFM Conv, foram apresentados como Vigários Paroquiais.
A celebração de início da nova missão no bairro Monte Castelo foi presidida por Padre Antônio Camilo de Paiva, Vigário Episcopal para Comunicação. Estiveram presentes também alguns frades e leigos de outras paróquias, assim como o Custódio Provincial, Frei Carlos Charles, além de familiares de Frei Edson.
Em entrevista, Pe. Camilo comentou que o momento marca a continuidade dos trabalhos da Ordem Menor dos Frades Conventuais. “Significa que o trabalho foi bem feito e continuará sendo bem feito. Esses frades estarão dentro do espírito do sínodo arquidiocesano e dentro desse ano jubilar, vivendo tudo aquilo que a arquidiocese propõe enquanto celebração em festa e enquanto proposta para o futuro”.
Ele ainda explicou que figura do pároco, junto com seus vigários, é aquele que representa o bispo. “A figura dele é aquela que faz a igreja estar presente em comunhão, comunhão com o bispo, comunhão com o Papa. É fazer a igreja de Cristo acontecer nesse território que nós chamamos Paróquia do Perpétuo Socorro. Então nós desejamos a eles benção, muita unção, muita palavra que possa realmente edificar as pessoas”, estimulou o Vigário Episcopal.
Ao final da celebração, Frei Edson tomou a palavra e recordou a missão de viver o tempo presente com intensidade. Convidou ao povo daquela comunidade para que juntos construíssem uma nova história. “Inauguração de um novo tempo. E como eu disse no nosso primeiro encontro com o conselho de pastoral paroquial, já vai longe o tempo em que o padre conduzia uma igreja sozinho, né? Hoje essa direção é sempre numa visão sinodal. São pessoas diferentes, de histórias diferentes, cada um com dons diferentes, capacidades diferentes, mas todos olhando para um só Senhor e querendo servir a esse Senhor. Esse é o convite que sempre a gente faz a toda comunidade de fé”, disse ele.
Em seu discurso uma palavra foi repetida diversas vezes: agradeço. Questionado a respeito, o novo pároco afirmou que gratidão é algo que sempre deve perpassar o coração dos seres humanos, pois Deus confia muito mais em cada um de seus filhos. “Ele que ele nos chama nos capacita ele que nos convida e que nos dá a chance de poder servi-lo, servir a Deus é uma oportunidade que Deus dá a cada um de nós, né? Então por isso a gente sempre cultiva a gratidão no coração nesse sentido”, explicou.
Após a Missa e os cumprimentos, todos foram acolhidos no Salão Paroquial para confraternização.