Paróquia de Ewbank da Câmara comemora 30 anos de fundação em 2024

*Logotipo criado em comemoração aos 30 anos da paróquia

No último dia 3 de abril, a Paróquia Santo Antônio, localizada no município de Ewbank da Câmara, completou 30 anos de fundação. Até então pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Paula Lima, em Juiz de Fora, a elevação à condição de paróquia foi um pedido do Padre Luis Antônio Baldi Fávero, nomeado como primeiro Pároco, atendido pelo Arcebispo à época, Dom Clóvis Frainer.

*Matriz paroquial

A celebração das três décadas de história está inserida nas festividades do padroeiro paroquial, Santo Antônio, cuja trezena foi iniciada em 31 de maio, e também foi recordada na Solenidade de Corpus Christi, no último dia 30. Até 12 de junho, cada Missa será dedicada a um movimento, pastoral ou serviço da paróquia. “Neste ano de 2024 nós queremos fazer memória desta data, marcando o compromisso cristão daquela comunidade com a então elevação paroquial”, aponta o atual Administrador Paroquial, Padre Alex Francisco da Silva.

Para marcar a festa, também foi criado um logotipo especial, remetendo aos 30 anos. A imagem dá destaque a quatro símbolos: o pão (representando a Eucaristia), a Palavra, o peixe e o lírio. Padre Alex explica o significado de cada um deles. “Tendo o pão como símbolo principal, o pão que nos mostra a Eucaristia, o corpo de Deus. A Eucaristia nos faz Igreja, uma comunidade de amor. A Palavra, que orienta a vida da comunidade, ensinando o destino, o rumo a se caminhar; o peixe, como símbolo da comunidade cristã, de todos aqueles batizados, inseridos na comunidade para celebrar o reino de Deus; e o lírio, [que indica] a santidade que faz também memória de Santo Antônio, o padroeiro da comunidade local.”

A festa, de acordo com o sacerdote, também aponta para o futuro. “A paróquia unida está juntando todos os esforços para que aconteça uma grande comemoração espiritual para motivar, assim, o caminho da comunidade local para os tempos futuros. Nós agradecemos ao povo de Deus por estar unido e celebrar, assim, esta grande data dos 30 anos de elevação da comunidade paroquial presente nesta cidade de Ewbank da Câmara”, finalizou Padre Alex.

O tema que rege as celebrações é “A Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor!”, em referência ao Ano Eucarístico vivenciado em toda a Arquidiocese de Juiz de Fora. O lema, por sua vez, é “Com Santo Antônio: vivendo da Eucaristia, o Pão da alegria e da libertação”.

*Programação da Festa de Santo Antônio 2024

Veja Também