O Papa Francisco se emocionou, na manhã dessa segunda-feira (5), ao receber em audiência o Bispo do Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann, que apresentou ao Pontífice o projeto “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”.

Trata-se de um projeto “ousado” – como definiu o bispo alemão -, que vai percorrer mil quilômetros do Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas. Na audiência, foram apresentados ao Pontífice um vídeo de cinco minutos e uma maquete do projeto.
A iniciativa foi solicitada pelo próprio Pontífice quando visitou o Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou ao Frei Francisco Belotti se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região.
A finalidade é levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, com a realização de exames e triagem para pesquisas em parceria com as Universidades nas patologias de maior incidência na região.
Igreja-Irmã
Vale lembrar que a Arquidiocese de Juiz de Fora é Igreja-Irmã da Diocese de Óbidos, onde é responsável pela Paróquia São Martinho de Lima. Atualmente, dois sacerdotes de nossa Igreja Particular respondem pela comunidade: os padres Bill Jonatas Silva Souza e Fernando Augusto Martins da Silva.
*Fonte: Site do Vatican News