O Santo Padre, o Papa Francisco, em sua oração mariana do Angelus, no último domingo (01), manifestou solidariedade pelas vítimas do trágico desabamento no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Recife (PE). O acidente, ocorrido na tarde de sexta-feira, 30 de agosto, resultou na morte de duas pessoas e deixou mais de 20 feridos, entre eles uma gestante e uma criança de 4 anos.
Durante suas preces, o Papa disse:
“Rezo também pelas vítimas do incidente ocorrido no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Recife, no Brasil. Que o Senhor Ressuscitado conforte os feridos e as suas famílias.”
O desabamento aconteceu por volta das 13h30, durante a distribuição de cestas básicas, quando havia cerca de 70 pessoas no local. As equipes de emergência, incluindo o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Defesa Civil, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal (IML), foram acionadas imediatamente para socorrer os feridos e prestar assistência.
A Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio do arcebispo dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, expressou profunda tristeza pelo ocorrido, publicando uma nota de pesar.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) compartilhou a íntegra da nota, que diz:
“É com imenso pesar que Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Arcebispo de Olinda e Recife, expressa sua profunda tristeza pelo trágico acidente ocorrido hoje, no início da tarde do dia 30 de agosto, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição.
O acidente, que resultou em vítimas e causou grande dor à nossa comunidade, enche nossos corações de luto e solidariedade. Em oração, nos unimos às famílias enlutadas e a todos os que foram afetados por esta tragédia. Que o Senhor acolha as almas dos falecidos e conforte os corações dos que sofrem.
A Arquidiocese de Olinda e Recife oferece todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares, buscando trazer alívio e esperança em meio a esta dor.
Que Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, interceda por todos, concedendo consolo e força neste momento de imensa tristeza.”
O que aconteceu
Na tarde da última sexta-feira (30), a estrutura do telhado do Santuário do Morro da Conceição cedeu, ocasionando a morte de duas pessoas e ferindo aproximadamente outras vinte.
Informações preliminares deram conta de que o Santuário havia passado por manutenção recente, com a implantação de placas de energia solar. As primeiras investigações avaliam se o peso dessas placas pode ter ocasionado dano à estrutura, já que, no momento do acidente, as condições climáticas não ofereciam risco.
Fonte: Vatican News / CNBB/ A12/ Arquidiocese de Olinda e Recife