Papa reza diante das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Papa com uma rosa branca diante das relíquias de Santa Teresinha e de seus pais/ Foto: Ettore Ferrari

Antes de iniciar a Audiência Geral desta quarta-feira, 07, o Papa Francisco, com uma rosa branca na mão, deteve-se em oração silenciosa diante das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ao lado delas, também estavam as relíquias dos pais da santa, Santos Luís e Zélia Martin, canonizados pelo próprio Francisco em 18 de outubro de 2015.

O Santo Padre dedicou a Catequese de hoje a Santa Teresinha, dentro do ciclo “A paixão pela evangelização: o zelo apostólico do crente. Testemunhas”. E no início de sua catequese, fez um convite aos fiéis:

“Estão aqui diante de nós as relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira universal das missões. É belo que isso aconteça enquanto estamos refletindo sobre a paixão pela evangelização, sobre o zelo apostólico. Hoje, portanto, deixemo-nos ajudar pelo testemunho de Santa Teresinha.”

O Papa é um grande devoto da Santa, que é a padroeira das missões. No voo de volta de sua viagem ao Brasil em 2013, ao ser interpelado por jornalistas sobre o que carregava na pasta preta que costumava levar nas suas viagens apostólicas, revelou tratar-se de um livro sobre Santa Teresinha. A ela, antecipou, na Audiência Geral de hoje, pretende dedicar uma Carta Apostólica por ocasião dos 150 anos de seu nascimento.

Na saudação aos peregrinos de língua francesa, Francisco deu as boas-vindas em particular à delegação francesa que acompanha a peregrinação, formada por autoridades civis e eclesiásticas de Lisieux, fazendo um pedido:

“Peçamos a nossa santa a graça de amarmos Jesus como ela o amou, de oferecer-lhe as nossas provações e dores, como ela o fez, para que seja conhecido e amado por todos.”

Peregrinação das relíquias

As relíquias chegaram na terça-feira, 6, à capital italiana, onde, por dez dias, farão uma peregrinação pelas paróquias da diocese. Esta iniciativa intitulada “Os pais rezam pelos filhos” foi organizada no âmbito do Jubileu dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus e nos 100 anos da sua beatificação.

A peregrinação foi organizada pelo Pontifício Colégio Russicum, instituto de formação para o clero de origem oriental, fundado sob o patrocínio de Santa Teresa, e que recebe especialmente seminaristas de nacionalidades russa e ucraniana.

Nesta quarta-feira, o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, celebrará a Missa na Igreja de São Luís dos Franceses, localizada nas proximidades do Panteão e Piazza Navona, centro de Roma.

As relíquias da “maior santa dos tempos modernos”, como a definiu Pio X, também serão expostas na Basílica de Santa Maria Maior e durante um Simpósio sobre a santidade com os carmelitas na Pontifícia Universidade Teresianum. Santa Teresinha do Menino Jesus é padroeira das missões e uma das quatro mulheres doutoras da Igreja.

Fonte: Site da Canção Nova