Papa recebe legisladores católicos: a paz vem do diálogo mútuo

As imagens do encontro com membros do Internacional Catolic Legislators
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã desta quinta-feira (25), o Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, um grupo de 200 pessoas da Rede Internacional de Legisladores Católicos (International Catholic Legislators Network – ICLN).  A rede é uma associação privada apartidária que nasceu em Trumau, na Áustria, em 2010. O grupo participa de uma conferência anual realizada em Roma, que inclui uma audiência com o Pontífice no Vaticano.

Neste ano, a reflexão é baseada na promoção da justiça e da paz na atual situação geopolítica, marcada por conflitos e divisões em diferentes partes do mundo.

Aos representantes dos legisladores cristãos em todo o mundo, o Papa os encorajou a se tornarem, então, “fermento para a renovação da vida civil e política, testemunhas do ‘amor político’ (cf. Fratelli tutti, 180) para os mais necessitados”.

Assim, o Pontífice propôs a análise de três palavras-chaves, apostando no “compromisso com a justiça e a paz, alimentado por um espírito de solidariedade fraterna” que irá orientá-los diariamente “no nobre trabalho de contribuir para a vinda do Reino de Deus no mundo”.

A justiça

Sobre a primeira palavra – justiça – definida classicamente como a vontade de dar a cada pessoa o que é direito, esta implica, de acordo com a tradição bíblica, ações concretas destinadas a promover relações justas com Deus e com os outros. Sobretudo, lembrou o Papa, quando se trata dos mais vulneráveis, que muitas vezes não têm voz e que esperam que os líderes civis e políticos protejam a dignidade deles.

“Penso, por exemplo, nos pobres, migrantes e refugiados, nas vítimas do tráfico de pessoas, nos doentes e idosos, e em tantos outros indivíduos que correm o risco de serem explorados ou descartados pela cultura de hoje do ‘usa e joga fora’, a cultura do descarte”.

O Papa afirmou que o desafio dos legisladores católicos é trabalhar para salvaguardar e valorizar, na esfera pública, aquelas relações justas que permitam que cada pessoa seja tratada com o respeito e o amor que lhe são devidos.

A fraternidade

O Papa falou da importância de “curar o mundo tão duramente provado por rivalidades e formas de violência que surgem do desejo de dominar e não de servir”.

Assim, abordou a segunda palavra – fraternidade – o que ele define como “um senso de responsabilidade compartilhada e de preocupação pelo desenvolvimento e o bem-estar integral” de todos.

Aos legisladores católicos, motivou para a necessidade de se criar líderes inspirados no amor fraterno e voltado aos mais vulneráveis. “Encorajo os esforços contínuos de vocês, em nível nacional e internacional, para adotar políticas e leis que procurem abordar, num espírito de solidariedade, as muitas situações de desigualdade e injustiça que ameaçam o tecido social e a dignidade inerente de todas as pessoas.”

A paz

Francisco salientou a importância do esforço para a busca constante da paz. Uma paz que “não é simplesmente a ausência de guerra”, mas a cooperação na busca de objetivos que beneficiem a todos.

“A paz vem de um compromisso duradouro pelo diálogo mútuo, de uma busca paciente da verdade e da vontade de colocar o bem genuíno da comunidade acima do ganho pessoal.”

Por fim, Francisco afirmou que, nesta perspectiva, o trabalho como legisladores e líderes políticos é mais importante do que nunca. “A verdadeira paz só pode ser alcançada quando nos esforçamos, através de processos políticos e legislativos voltados para o futuro, para construir uma ordem social fundada na fraternidade universal e na justiça para todos.”

Fonte: Site da Canção Nova

Veja Também