Papa nomeia Padre José Genivaldo Garcia como Bispo da Diocese de Estância (SE), vacante desde agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 30 de novembro, o padre José Genivaldo Garcia, do clero de Aracaju (SE), como bispo para a diocese de Estância (SE), vacante desde agosto desde agosto de 2021. Atualmente é pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes, localizada no bairro Atalaia, em Aracaju, desde o dia 18 de janeiro de 2018.

Trajetória do novo bispo

Padre José Genivaldo Garcia é natural da cidade de Cumbe (SE), nascido em 24 de agosto de 1968. Aos quatro meses de idade passou a residir, com sua família, em São Miguel do Aleixo (SE). Foi ordenado sacerdote em 8 de janeiro de 1994. Exerceu seu ministério sacerdotal como pároco nas paróquias São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, em Aracaju; na paróquia São Marcos Evangelista, no conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro; na paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Jardins, em Aracaju. Atualmente é pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes, localizada no bairro Atalaia, em Aracaju, desde o dia 18 de janeiro de 2018.

É membro do Conselho Presbiteral. Membro do Conselho de Consultores e Vigário Episcopal do Vicariato São Mateus, da Arquidiocese de Aracaju. Estudou o ensino médio no seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju, de 1984 a 1986. Fez licenciatura em Filosofia, na UNISAL, na cidade de Lorena (SP), de 1987 a 1989. É licenciado em Teologia, pelo Seminário Maior Nossa Senhora Fátima de Brasília (DF) – 1990 a 1993. É bacharel em Teologia, pela Faculdade Católica de Anápolis (GO).

Possui Pós-Graduação “Latu Sensu” em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela faculdade São Luís de França (2010); Pós-Graduação em Ética e Filosofia, pela faculdade Católica de Anápolis (GO) (2014) e pós-graduação em Ciências da Religião, pela faculdade do Planalto Central (FAPLAC), de Formosa (GO) – 2018. Foi diretor acadêmico do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus. Vice-reitor, diretor espiritual e diretor acadêmico, por mais de vinte anos do seminário maior Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente ministra as disciplinas História da Filosofia e Homilética.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também