Papa Francisco: um ano de pontificado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta quinta-feira, 13 de abril de 2014, comemora-se um ano do pontificado de Papa Francisco. O argentino e jesuíta Jorge Mario Bergoglio, primeiro papa sul-americano da história da Igreja Católica, substituiu o agora papa emérito Bento XVI, que renunciou em 11 de fevereiro de 2013 e deixou o cargo no dia 28 daquele mês.

Caracterizado pelo carisma, simplicidade e demonstrações de proximidade com o povo, Francisco marcou seu primeiro ano de pontificado por reformas na Cúria Romana e pela publicação de dois importantes documentos: a encíclica Lumen Fidei (A Luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho). Os primeiros meses do Sumo Pontífice também ficaram marcados – principalmente para nós, brasileiros – pela viagem ao Rio de Janeiro, onde acontecia a 28ª Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, O Santo Padre ainda visitou o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP.

O vigário-geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, avalia o primeiro ano de pontificado de maneira muito positiva, lembrando o quanto foi surpreendente a escolha de Francisco à época do Conclave. “Como podemos esquecer sua primeira aparição, em que pede ao povo que reze por ele antes de abençoá-lo? É por conta desse jeito simples, que ouvimos, por onde temos andado, as pessoas dizerem que foi a partir dos gestos do papa que se reaproximaram da Igreja”, conta.

Sobre as reformas realizadas na estrutura da Igreja Católica, Mons. Luiz Carlos faz elogios ao papa e destaca as boas escolhas na formação do Conselho de Cardeais consultores e nas nomeações que vem fazendo. “Essas mudanças estão sendo feitas por alguém que quer a verdade, transparência e autenticidade, alguém que quer uma Igreja que as pessoas possam realmente confiar”, finaliza.

Para marcar o primeiro aniversário de pontificado de Francisco, o Vaticano publicou um álbum digital com 36 fotos e citações do pontífice. A publicação tem como título “Queremos ser santos? Sim ou não?”, pergunta feita pelo papa aos peregrinos durante a oração do Angelus do último dia 16 de fevereiro. Para conferir as imagens, clique aqui.

Outras Informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

Veja Também