Papa Francisco recorda um ano da tragédia em Brumadinho

0

Em vídeo especialmente gravado para os fiéis reunidos para a I Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) a Brumadinho (MG), o Papa Francisco recordou o aniversário da tragédia e rezou pelas 272 pessoas soterradas. O Santo Padre pediu orações às vítimas, solidariedade aos familiares e a proteção do meio ambiente.

“Neste primeiro aniversário da tragédia de Brumadinho, rezemos pelos 272 irmãos e irmãs que foram soterrados. E lamentamos a contaminação de toda a bacia fluvial. Ofereçamos nossa solidariedade às famílias das vítimas, um apoio à Arquidiocese e a todas as pessoas que estão sofrendo e que necessitam de nossa ajuda. Com a intercessão de São Paulo, que Deus nos ajude a recuperar e proteger a nossa casa comum.”

Veja, abaixo, a íntegra da oração e da mensagem gravada pelo Papa em um breve vídeo.

Quem também enviou solidariedade ao povo reunido na I Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte foi dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB. Confira, abaixo, a íntegra da Nota de Solidariedade.

Nota de Apoio I Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral

A Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB vem a público manifestar solidariedade às famílias de Brumadinho que tiveram subtraídos de si seus entes queridos há um ano; manifestamos também total apoio à Arquidiocese de Belo Horizonte que foi samaritana junto ao povo de Brumadinho desde o início e que hoje, 25 de janeiro 2020, para marcar este Primeiro ano da tragédia/crime realiza I Romaria pela Ecologia Integral, em Brumadinho.

Parabenizamos a Arquidiocese nas pessoas de Dom Walmor, arcebispo, e Dom Vicente, bispo auxiliar, pelo testemunho cristão dado diante da tragédia que matou 272 pessoas e destruiu o meio ambiente, obra do Criador. É assim que Jesus Cristo quer sua Igreja, presente com sinais visíveis do Reino, sendo solidária, amiga dos pobres e vitimados, consolo na dor e profética diante das injustiças.

Que a injustiça não triunfe sobre os justos, sabendo todos que “a glória de Deus é que o homem viva e a felicidade maior do ser humano é poder contemplar um dia a face do Senhor!”

Brumadinho-MG, 25/01/2020

Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo de Caxias-MA
Presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração

*Fonte: Sites do Vatican News e do Regional Leste 2 da CNBB

Conteúdo Relacionado
X