Papa Francisco nomeia novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese do Rio de Janeiro

A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 24 de novembro, a nomeação do Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Membro do Presbitério de Umuarama (PR), monsenhor Catelan é, atualmente, vigário paroquial na paróquia São José da Lagoa, na arquidiocese do Rio de Janeiro, e professor de Teologia Dogmática no Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem contado com sua contribuição em diversos serviços eclesiais desde 2007.

Além de professor na PUC-Rio, monsenhor Catelan é, atualmente, coordenador da Cátedra Joseph Ratzinger na mesma universidade católica; membro da Comissão Teológica Internacional; perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB – da qual foi assessor de 2011 a 2019; e perito da Comissão para Renovação e Reestruturação do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

Biografia

Nascido dia 2 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha (PR), é o segundo filho de Luiz Fernandes Portel Ferreira (in memorian) e de Maria Erci Catelan Ferreira.

Vivenciou o Propedêutico no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Umuarama, e cursou Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), de 1987 a 1989. Os estudos de Teologia ocorreram no Instituto Paulo VI, em Londrina, de 1990 a 1994. Foi ordenado Presbítero no dia 5 de fevereiro de 1995, na diocese de Umuarama.

Suas graduações em Filosofia e Teologia foram validadas como Licenciatura em Filosofia, História e Sociologia e como Bacharelado Eclesiástico e Civil, respectivamente.

Monsenhor Antonio Catelan é pós-graduado em História da filosofia no Brasil, pela Universidade Estadual de Londrina; mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção; doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; e pós-doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio.

Serviços diocesanos

Ainda na Diocese de Umuarama, desempenhou as funções de pároco; administrador paroquial, vigário geral, procurador, reitor de seminário, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e coordenador diocesano de Pastoral.

Também atuou como pároco e reitor de Seminário na Arquidiocese de Londrina; vigário paroquial na Arquidiocese de Maringá; e, atualmente, está a serviço da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Serviço à Igreja no Brasil e no mundo

Desde 2007, Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira colabora em várias instâncias da Igreja no Brasil e no mundo. Foi membro do Instituto Nacional de Pastoral, entre 2007 e 2019. Atuou na Secretaria da 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008.

São várias funções desempenhadas na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: assessor na Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, de 2011 a 2019; subsecretário adjunto de Pastoral, de 2015 a 2017; secretário do Grupo de Trabalho para as comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II, de 2011 a 2015; secretário do Grupo de Trabalho para o Colégio Pio Brasileiro, de 2011 a 2015; assessor na Comissão para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora de 2015 a 2019 e de 2019 a 2023; na Comissão para as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.

Monsenhor Antonio Luiz Catelan também acumula uma larga experiência na área acadêmica, com atuações como professor, diretor de estudos e coordenador de cursos, especialmente na área da Teologia. Também é autor, organizador e tradutor de diversas publicações, com extensa colaboração no trabalho da Edições CNBB, em especial na coordenação da tradução do Catecismo da Igreja Católica e dos tomos Teologia da Liturgia e Jesus de Nazaré: contribuições para a cristologia, do Cardeal Joseph Ratzinger.

Fonte: Site da CNBB