Papa Francisco faz nomeações para Bragança do Pará (PA) e Belo Horizonte (MG)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (15), o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Bragança do Pará (PA) apresentado por Dom Jesús María Cizzaurre Berdonces, e nomeu o novo bispo daquela Igreja Particular, Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou um agradecimento ao agora bispo emérito e saudação ao novo titular. “Ao recebermos a notícia de sua nomeação, agora como Bispo Diocesano de Bragança do Pará, renovamos nossos votos de um profícuo ministério à frente desta Igreja Particular. Agradecidos por sua dedicação e serviço à Igreja na Amazônia, renovamos nosso pedido de intercessão a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Bragança do Pará, para que seja sua companheira na missão”, ressalta a nota da presidência da CNBB.

Nomeação do Padre José Otácio Oliveira Guedes

Também nesta quarta-feira (15), o Santo Padre nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) o Padre José Otácio Oliveira Guedes, do clero da Arquidiocese de Niterói (RJ), ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma. A CNBB enviou uma saudação ao nomeado.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação como bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar oferecendo pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país. Possa Nossa Senhora da Piedade, a padroeira da arquidiocese de Belo Horizonte, neste mês Mariano, interceder e conduzir o seu pastoreio, na certeza do amor infinito de Jesus, aquele que deu sua vida para que todos tenham vida, ensinando-nos a depositar em Deus Pai toda nossa confiança, dóceis à ação amorosa e terna do Espírito Santo”, sublinha a nota da CNBB.

Pe. José Otácio Oliveira Guedes nasceu em 26 de fevereiro de 1974, em São Sebastião do Maranhão, Diocese de Guanhães (MG). Concluiu os estudos de Filosofia na Faculdade de São Bento no Rio de Janeiro (RJ) e os de Teologia no Pontifício Ateneu “Regina Apostolorum” em Roma. Foi ordenado sacerdote em 29 de agosto do ano 2000, incardinando-se na Arquidiocese de Niterói. Posteriormente, obteve o mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e o doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). Desde 2020 exerce a função de Reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

*Fontes: Vatican News e site da CNBB

Veja Também