Papa Francisco doa relíquia de manjedoura à Custódia da Terra Santa

0

O Papa Francisco doou à Custódia da Terra Santa uma relíquia da manjedoura onde o Menino Jesus foi colocado após o Seu nascimento. A preciosa relíquia, dada por Santo Sofrônio, Patriarca de Jerusalém, ao Papa Teodoro I entre 642-649, sempre foi mantida na Basílica de Santa Maria Maior em Roma, marcando profundamente a religiosidade dos romanos e a de peregrinos de todo o mundo.

As celebrações para a entrega da relíquia começaram na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, com a celebração da Santa Missa na Igreja do Instituto Notre Dame, em Jerusalém, presidida por Dom Leopoldo Girelli, Núncio Apostólico em Israel e Chipre, Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina. Concelebraram frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, P. João Solana diretor do Notre Dame, padres franciscanos e padres diocesanos.

À tarde, após um momento de oração, a Relíquia será levada em procissão até a Paróquia de São Salvador, onde serão celebradas as Vésperas solenes da Festa de todos os santos da ordem Franciscana, como também o dia em que o Papa Honório III, em 1223, confirmou solenemente a Regra de São Francisco.

Igreja franciscana de Santa Catarina

Na manhã de sábado (30), a Relíquia será levada a Belém, onde ficará permanentemente, na igreja franciscana de Santa Catarina, adjacente à Basílica da Natividade.

Para frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, “é um momento especial porque este pequeno fragmento da manjedoura retorna à casa. Podemos contemplar a manjedoura na qual Maria colocou Jesus após seu nascimento em Belém, e esse fragmento faz parte da estrutura da manjedoura. É importante porque recorda o mistério da encarnação: O Filho de Deus que tornou-se criança, se encarnou e tornou- se homem nesta terra”.

*Fonte: Site do Vatican News

Conteúdo Relacionado
X