Papa Francisco deixa a Eslováquia e conclui 34ª Viagem Apostólica

Papa durante cerimônia de despedida na Eslováquia/ Foto: Reprodução Vatican Media
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O avião com o Papa decolou do Aeroporto de Bratislava com destino a Roma. A última etapa da Viagem Apostólica de Francisco foi a cerimônia de despedida no aeroporto da capital eslovaca.

A 34ª Viagem Apostólica teve início no dia 12 de setembro em Budapeste, Hungria. No país, Francisco presidiu a Missa de conclusão do 52º Congresso Eucarístico Internacional.

A viagem de Francisco ao coração da Europa teve continuidade na Eslováquia, onde cumpriu extensa agenda. Nesta quarta-feira, 15, memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores, o Santo Padre presidiu a Santa Missa no Santuário Nacional de Šaštín. A missa foi concelebrada por 90 bispos e mais de 500 sacerdotes. A celebração contou com a participação de mais de 60 mil fiéis.

Despedida

Ao final da celebração, a saudação final do Papa: “Queridos irmãos e irmãs! Chegou a hora de me despedir do vosso país. Nesta Eucaristia, dei graças a Deus por me ter concedido a graça de vir ter convosco e concluir a minha peregrinação no devotado abraço do vosso povo, celebrando juntos a grande festa religiosa e nacional da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. De coração vos agradeço, queridos irmãos Bispos, por toda a preparação e o acolhimento. Renovo o meu agradecimento à Senhora Presidente da República e às autoridades civis. E agradeço a todos aqueles que colaboraram de diversos modos, especialmente com a sua oração. Levo-vos no coração. Ďakujem všetkým [obrigado a todos]!”.

Logo após a Celebração Eucarística o Pontífice se deslocou se deslocou ao Aeroporto de Bratislava, onde foi recebido pela presidente da República, Sra. Zuzana Čaputová. Depois de um encontro privado de poucos minutos com a mandatária eslovaca na Sala VIP do aeroporto, o Papa dirigiu-se à pista do aeroporto onde saudou as delegações e a guarda de honra.

Durante a viagem, como de costume, o Papa irá responder às perguntas dos jornalistas presentes no voo.

Fonte: Site Notícias Canção Nova

Veja Também