Papa Francisco cria Província Eclesiástica de Santarém (PA) e duas novas circunscrições eclesiásticas

0

O Papa Francisco erigiu, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a Província Eclesiástica de Santarém (PA). Com este ato, elevou a então diocese paraense à sede Metropolita. Foi nomeado como primeiro arcebispo da Arquidiocese de Santarém (PA) Dom Irineu Roman, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará (PA).

O Santo Padre também extinguiu a Prelazia do Xingu, no Pará, erigindo a Diocese de Xingu-Altamira (PA) e nomeando como seu bispo Dom João Muniz Alves, religioso que até então exerceu a função de bispo nesta mesma circunscrição eclesiástica. Francisco ainda comunicou a criação da Prelazia de Alto Xingu-Tucumã, nomeando como seu bispo prelado o Padre Jesús María López Mauoléon. Atualmente, o presbítero atua na paróquia de São Pedro, em Barra do Ceará, e é vigário episcopal da Região Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”, na Arquidiocese de Fortaleza.

A Diocese de Xingu-Altamira e a Prelazia de Alto Xingu-Tucumã passam a integrar a Província Eclesiástica de Santarém (PA), que ainda terá como sufragâneas a Diocese de Óbidos (PA) e a Prelazia de Itaituba (PA). Santarém será, a partir de agora, a segunda Arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Província Eclesiástica de Belém do Pará, por sua vez, conserva como sufragâneas as dioceses de Macapá, Castanhal, Bragança do Pará, Ponta de Pedras, Marabá, Abaetetuba, Cametá e a prelazia territorial de Marajó.

*Fontes: sites do Vatican News e CNBB

Conteúdo Relacionado
X