Papa Francisco completa 84 anos de vida

0

Aniversariante desta quinta-feira, 17 de dezembro, o Papa Francisco completa 84 anos de vida. Este é o sétimo aniversário que ele comemora como Papa e, neste dia, recebe as felicitações de milhares de fiéis em todo o mundo, seja em orações ou expressas em mensagens nas redes sociais.

Nascido Jorge Mario Bergoglio, Francisco é argentino de Buenos Aires, filho de imigrantes e o mais velho entre seus quatro irmãos. Técnico químico por formação, acabou escolhendo o sacerdócio, sendo ordenado padre em 13 de dezembro de 1969, na Companhia de Jesus.

Em 20 de maio de 1992, o então Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 27 de junho seguinte. Como lema, escolheu Miserando atque eligendo, e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.

Em junho de 1997, passou a ser arcebispo coadjutor de Buenos Aires e, menos de nove meses depois, arcebispo de Buenos Aires, em virtude do falecimento do Cardeal Antonio Quarracino, que exercia a missão. De 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011, foi presidente da Conferência Episcopal da Argentina.

No Consistório de 21 de fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o cardeal. Em abril de 2005, participou do conclave que elegeu Bento XVI como novo Pontífice.

O Pontífice Francisco

Em março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa, sucedendo Bento XVI, que havia apresentado renúncia em fevereiro do mesmo ano. Ao aparecer pela primeira vez aos fiéis na sacada central da Basílica Vaticana, seu gesto de reclinar a cabeça e pedir as orações do povo repercutiu pelo mundo e é algo muito lembrado até hoje. Na ocasião, ele disse:

“E agora quero dar a bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a bênção para o seu bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim”. Desde então, uma de suas marcas é sempre pedir “rezem por mim”.

As Missas matutinas na Casa Santa Marta são uma peculiaridade de seu pontificado, marcado por mensagens sobre a cultura do encontro e a misericórdia, além do cuidado com a Casa Comum – o que se reflete em sua encíclica Laudato sì – e a proteção de menores.

Em sete anos de pontificado, foram 32 viagens internacionais, sendo a primeira delas ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2013. Exortações apostólicas são cinco, e três delas são frutos de Sínodos dos Bispos realizados em seu pontificado: sobre a Família (Amoris Laetitia), sobre os Jovens (Christus vivit) e sobre a Amazônia (Querida Amazônia).

Francisco vem realizando a reforma da Cúria Romana, sendo auxiliado nesse processo pelo Conselho de Cardeais que ele mesmo instituiu. Amante de futebol, é conhecida sua torcida pelo Clube Atlético San Lorenzo, seu time do coração.

Parabéns, Papa Francisco!

Neste dia, multiplicam-se as felicitações para o seu aniversário – um mosaico de afeto que chega até ao Papa no ano dramático da pandemia. O vídeo abaixo repropõe, como um álbum fotográfico, os instantes mais belos e intensos do pontificado, os sorrisos, os abraços e a proximidade de um tempo que agora parece distante, na espera que o mundo possa revivê-los o quanto antes.

*Fontes: Sites da Canção Nova e do Vatican News

Conteúdo Relacionado
X