Papa Francisco anunciou que a XVI Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos se realizará em duas etapas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã do domingo, 16 de outubro, no final do Angelus dominical, o Santo Padre anunciou que a próxima XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá lugar em duas sessões, com um ano de intervalo: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023, a segunda em outubro de 2024. O Papa Francisco invocou a Constituição Apostólica Episcopalis Communio, que contempla esta possibilidade em seu terceiro artigo.

Esta decisão decorre do desejo de que o tema da Igreja Sinodal, devido à sua amplitude e importância, possa ser objeto de um discernimento prolongado não só pelos membros da Assembleia Sinodal, mas por toda a Igreja. Além disso, esta escolha está em continuidade com o atual percurso sinodal, ao qual o próprio Papa referiu-se. O Sínodo não é um acontecimento, mas um processo, no qual todo o Povo de Deus é chamado a caminhar juntos em direção àquilo que o Espírito Santo o ajuda a discernir como sendo a vontade do Senhor para a sua Igreja.

Assim, a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos assumirá também uma dimensão processual, configurando-se como “um caminho no caminho”, a fim de promover uma reflexão mais amadurecida para o maior bem da Igreja.

De acordo com o arcebispo de Trujillo e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Miguel Cabrejos o anúncio do Santo Padre envia uma mensagem muito positiva para o processo sinodal que começou em outubro de 2021 e que agora se encaminha para a fase continental.

Para o presidente do Celam, é sem dúvida uma decisão ousada na medida em que enfatiza a necessidade de priorizar o processo, mais do que o evento sinodal, com um apelo a um amplo discernimento, envolvendo toda a Igreja e não apenas a Assembleia Sinodal”.

“Esta decisão favorecerá o amadurecimento do caminho em que estamos, como disse o Santo Padre, e nos ajudará a desenvolver em profundidade o chamado à comunhão, participação e missão, rumo a uma Igreja cada vez mais sinodal”, enfatiza o arcebispo de Trujillo.

Novos detalhes serão informados

Desde o início, a Secretaria Geral do Sínodo escolheu o caminho da escuta e do discernimento, mesmo na fase de planeamento e implementação do processo sinodal. Nas próximas semanas, continua o discernimento a fim de melhor definir a celebração das duas sessões da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e o tempo que medeia entre elas. A seu tempo, os detalhes serão comunicados.

Este processo de escuta foi iniciado em 2021 pelas Igrejas locais, ou seja, pelo Povo de Deus reunido em torno dos seus Pastores; convocou as Conferências Episcopais e os Sínodos das Igrejas Católicas Orientais. 112 das 114 Conferências Episcopais, todas as Igrejas Católicas Orientais, realizaram um discernimento a partir do que emergiu das Igrejas particulares.

Agora, continua com uma Etapa Continental que culminará com a celebração das Assembleias Sinodais Continentais, entre janeiro e março de 2023, convocadas para rever a viagem feita, para continuar a escuta, o discernimento a partir do Documento da Etapa Continental e de acordo com as especificidades socioculturais das suas respetivas regiões, com o objetivo de dar um último passo neste caminho espiritual.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também