Papa Francisco acolhe o pedido de renúncia de Dom Angelo Pignoli ao governo Pastoral de Quixadá (CE)

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, o pedido de renúncia de dom Angelo Pignoli ao governo pastoral da diocese de Quixadá (CE), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Com a acolhida do Santo Padre, dom Angelo Pignoli torna-se bispo emérito de Quixadá.

Bispo emérito

Dom Angelo Pignoli, é italiano, nascido no dia 4 de dezembro de 1946 em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Filho de Carmelo Virginio Pignoli e Maria Paolina Morelli Pignoli, ambos falecidos. Era o caçula de 5 irmãos e 1 irmã.

Aos 14 anos emigrou com sua família, pai e irmãos, para o Brasil, fixando-se no Estado de São Paulo, mais precisamente na zona rural da cidade Cravinhos. Fez os estudos do Ensino Fundamental na Itália e o Ensino Médio e Filosofia no seminário arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowsky (SP), na arquidiocese de Ribeirão Preto, e o Curso de Serviço Social na Faculdade UNAERP em Ribeirão Preto.

Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado sacerdote aos 19 de março de 1976 e incardinado na diocese de Franca (SP). Ainda como padre dom Angelo serviu como promotor vocacional e vigário paroquial da Catedral (1976), foi pároco da Paróquia São José de Orlandia (SP) – (1976 à 1988).

Foi também reitor do Seminário Filosófico Regional em Ribeirão Preto (1979-1982). Foi coordenador de pastoral (1984-1988), pároco da catedral de Franca e Vigário Geral (1988-1992). Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Efigênia. Vigário Episcopal para o Caminho Neocatecumenal (1988-2006). Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Nuporanga e reitor do seminário maior de Franca em Sales Oliveira (1992-1999). Pároco também na paróquia Sant’ana em Franca (SP) e diretor espiritual do seminário diocesano (2000-2007).

No dia 3 de janeiro de 2007 o Papa Bento XVI o nomeia para ser bispo da diocese de Quixadá (CE), tendo ocorrido a sua ordenação episcopal no dia 11 de março do mesmo ano em Franca, e sua posse como o terceiro bispo diocesano de Quixadá, deu-se no dia 25 de março de 2007.

Fonte: Site da CNBB