Papa envia mensagem aos japoneses às vésperas de sua viagem

0

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou, nesta segunda-feira (18), a videomensagem do Papa Francisco por ocasião de sua viagem ao Japão, de 23 a 26 de novembro. Esta será a segunda etapa da viagem apostólica que começa pela Tailândia já nesta terça-feira (19). No Japão, o Papa visitará as cidades de Tóquio, Hiroshima e Nagazaki.

A partir do tema da viagem – “Proteger toda a Vida” -, Francisco destaca que esse instinto ressoa no coração: de defender o valor e a dignidade de cada ser humano. Trata-se de algo que adquire particular importância diante da ameaça à convivência pacífica que o mundo de hoje precisa enfrentar, em especial nos conflitos armados, diz o Papa.

“O seu país está ciente do sofrimento causado pela guerra. Junto com vocês, rezo para que o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais volte a ocorrer na história da humanidade. Usar as armas nucleares é imoral”, afirma.

Francisco destaca ainda na mensagem a cultura do diálogo e da fraternidade, especialmente entre as diversas tradições religiosas. Ele afirma esperar que sua visita encoraje os japoneses no caminho do respeito mútuo e do encontro que conduz a uma paz segura e duradoura.

“Terei também a oportunidade de apreciar a grande beleza natural que caracteriza a sua nação e de expressar o desejo comum de promover, reforçar a proteção daquela vida que inclui a terra, a nossa casa comum e que de modo tão bonito a sua cultura simboliza com as cerejeiras em flor”, acrescenta.

O Papa concluiu a mensagem com uma menção a todos os que estão trabalhando nos preparativos dessa viagem apostólica e agradece a eles pelo esforço. “E com a esperança de que nestes dias em que estaremos juntos sejam ricos em graça e alegria, asseguro-lhes a minha oração solidária, por todos e por cada um de vocês. E peço-lhes, por favor, que rezem também por mim. Muito obrigado”.

Confira a mensagem na íntegra:

*Fontes: Sites do Vatican News e da Canção Nova

Conteúdo Relacionado
X