Papa: em setembro, rezar pelos jovens africanos

0

Que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho em seu próprio país: esta é a intenção de oração indicada pelo Papa Francisco neste mês de setembro. Na tarde desta terça-feira (4), foi divulgado mais um vídeo produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Migração 

Rezando nesta intenção, o Pontífice fala da migração, uma das consequências da falta de oportunidades para os jovens africanos. “A África é um continente rico, e a maior riqueza, a mais valiosa da África, são os jovens”, afirma o Papa no vídeo. “Eles devem poder escolher entre deixar-se vencer pela dificuldade ou transformar a dificuldade em oportunidade”.

Para fazer esta escolha, é preciso investir em educação. “Se um jovem não tem oportunidade de educar-se, o que poderá fazer no futuro?”, questiona Francisco, pedindo orações “para que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho em seu próprio país”.

Desemprego 

Segundo estatísticas da Organização Internacional do Trabalho do ano de 2017, 12,9% dos jovens africanos que têm entre 15 e 24 anos na África Subsaariana estão desempregados. Enquanto o número sobe para 28,8% para a mesma população nos países do Norte da África.

Por sua vez, a UNESCO estima que em 2017 quase 60% dos jovens africanos entre 15 e 17 anos de idade não frequentam a escola.

Sínodo 

Ainda sobre a juventude, o Papa Francisco convocou para o próximo mês um Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O evento se realizará em Roma de 3 a 28 de outubro.

*Fonte: Site do Vatican News

Conteúdo Relacionado
X