Papa doa respiradores e aparelhos de ultrassom para Brasil

*Cristo Redentor (AFP or licensors)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Mais uma doação do Papa em tempo de pandemia. Desta vez, o coração de Francisco bate pelo Brasil, o segundo país mais afetado do mundo pelo novo coronavírus. “Nesses dias – lê-se num comunicado divulgado nesta segunda-feira (17) pela Esmolaria Apostólica, assinado pelo cardeal Konrad Krajewski –, serão enviados ao Brasil 18 ventiladores Draeger para terapia intensiva e 6 ecógrafos portáteis Fuji”.

Uma ajuda concreta, tornada possível “graças ao generoso compromisso – destaca o comunicado – da Associação Hope Onlus que, altamente especializada em projetos humanitários sobre saúde e educação, tem trabalhado para encontrar os equipamentos médicos de alta tecnologia que salvam vidas através de vários doadores; tem trabalho também no procedimento de transporte e instalação nos diversos hospitais”.

Atenção aos mais necessitados

A Esmolaria Apostólica, portanto, continua com um compromisso incessante e universal de apoiar aqueles que, em todos os cantos do mundo, são os mais atingidos pela Covid-19. Ele o faz realizando a vontade do Papa: chegar àquelas realidades onde a emergência ligada ao novo coronavírus colocou em crise os sistemas de saúde já fortemente provados por outras emergências e dificuldades anteriores à pandemia.

Na primavera passada, os ventiladores doados por Francisco chegaram ao continente americano – da Venezuela ao Haiti, mas também ao próprio Brasil e a outros países – e ao continente asiático, com aqueles enviados a Bangladesh, por exemplo. Também a Europa – na Itália, Espanha e Ucrânia – e depois no continente africano, onde entre os países que receberam os ventiladores estão Camarões e Zimbábue. As doações continuaram também durante o período do verão, a última das quais para o Brasil.

O papel da Nunciatura Apostólica

A ajuda da Esmolaria Apostólica é concreta e eficaz. Por isso, é máxima a atenção aos detalhes, de modo a não comprometer o sucesso real das doações. “Uma vez no Brasil, estes dispositivos – se especifica no comunicado de hoje – serão entregues e doados aos hospitais que a Nunciatura Apostólica indicou no território nacional para que este gesto de solidariedade e caridade cristã possa realmente ajudar as pessoas mais pobres e necessitadas”.

No Brasil há mais de 3 milhões e 300 mil casos da Covid-19 e pelo menos 107 mil vítimas.

*Fonte: Site do Vatican News

Veja Também